
WINSTON-SALEM, Carolina do norte
Pequenas mudanças no estilo de vida podem realmente fazer uma grande diferença na melhoria da saúde vascular em idosos obesos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Wake Forest School of Medicine.
A eliminação de apenas 200 calorias por dia combinada com 30 minutos de exercícios aeróbicos moderados a vigorosos quatro dias por semana foi associada a uma melhora significativa na rigidez aórtica, uma medida da saúde vascular. O estudo aparece na edição atual da revista Circulation da American Heart Association.
"Ficamos surpresos ao descobrir que a redução calórica moderada e a atividade aeróbica tiveram um efeito melhor nas artérias do que exercícios com uma dieta mais restritiva", disse a autora principal do estudo, Tina E. Brinkley, Ph.D., professora associada de Gerontologia e Medicina Geriátrica na Wake Forest School of Medicine.
"Essas mudanças relativamente pequenas devem ser administráveis para as pessoas e mais sustentáveis a longo prazo."
O ensaio clínico randomizado incluiu 160 adultos sedentários, com idades entre 65 e 79 anos, com obesidade definida como um índice de massa corporal de 30 a 45 kg/m2. A idade média dos participantes foi de 69 anos, 74% mulheres e 73% brancos.
Os participantes do estudo foram designados aleatoriamente a um dos três grupos de intervenção por 20 semanas: exercício sozinho, exercício mais restrição calórica moderada ou exercício mais restrição calórica intensiva. Todos os participantes do estudo receberam treinamento de exercícios aeróbicos supervisionados quatro dias por semana no Centro de Pesquisa Geriátrica da Wake Forest School of Medicine. Para determinar a saúde vascular dos participantes, a estrutura e função da aorta foram medidas e avaliadas por meio de ressonância magnética cardíaca.
A aorta, a maior artéria do corpo, transporta oxigênio e nutrientes vitais do coração para os principais órgãos. À medida que a aorta endurece no processo típico de envelhecimento saudável, o coração deve trabalhar mais para se contrair e bombear o sangue por todo o corpo.
Um maior índice de massa corporal, peso corporal, gordura corporal total e gordura abdominal, bem como uma circunferência da cintura maior, estão associados a maior rigidez aórtica, que é um fator de risco para eventos cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e derrames, e até morte, disse Brinkley.
A equipe de pesquisa descobriu que a perda de peso de cerca de 10% do peso corporal total ou cerca de 20 libras durante o período de estudo de cinco meses foi associada a melhorias significativas na rigidez aórtica apenas em participantes designados para o grupo de exercícios, além de restrição calórica moderada. Nenhuma das medidas de rigidez aórtica mudou significativamente no grupo apenas de exercícios ou no grupo de exercícios mais restrição calórica intensiva.
Além disso, as mudanças no índice de massa corporal, massa gorda total, percentual de gordura corporal, gordura abdominal e circunferência da cintura foram maiores nos dois grupos de restrição calórica em comparação com o grupo apenas de exercícios. A perda de peso foi semelhante entre os grupos com restrição calórica, apesar de quase duas vezes mais calorias no grupo mais intensivo. No entanto, o grupo com dieta mais restritiva não apresentou melhora na rigidez aórtica, apesar de ter diminuições de peso e pressão arterial semelhantes ao grupo moderadamente restritivo.
"Nossas descobertas indicam que essas mudanças moderadas no estilo de vida podem ajudar a reduzir a rigidez aórtica e melhorar a saúde vascular geral em adultos mais velhos", disse Brinkley.
Publicado el 2 de agosto de 2021
Em pessoas idosas com obesidade
Mudanças no estilo de vida podem melhorar a saúde vascular
A eliminação de apenas 200 calorias por dia combinada com 30 minutos de exercício
Autor/a: Tina E. Brinkley, Iris Leng, Margie J. Bailey, Denise K. Houston, Christina E. Hugenschmidt, et al.
Fuente: Effects of Exercise and Weight Loss on Proximal Aortic Stiffness in Older Adults With Obesity
WINSTON-SALEM, Carolina do norte
Pequenas mudanças no estilo de vida podem realmente fazer uma grande diferença na melhoria da saúde vascular em idosos obesos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Wake Forest School of Medicine.
A eliminação de apenas 200 calorias por dia combinada com 30 minutos de exercícios aeróbicos moderados a vigorosos quatro dias por semana foi associada a uma melhora significativa na rigidez aórtica, uma medida da saúde vascular. O estudo aparece na edição atual da revista Circulation da American Heart Association.
"Ficamos surpresos ao descobrir que a redução calórica moderada e a atividade aeróbica tiveram um efeito melhor nas artérias do que exercícios com uma dieta mais restritiva", disse a autora principal do estudo, Tina E. Brinkley, Ph.D., professora associada de Gerontologia e Medicina Geriátrica na Wake Forest School of Medicine.
O ensaio clínico randomizado incluiu 160 adultos sedentários, com idades entre 65 e 79 anos, com obesidade definida como um índice de massa corporal de 30 a 45 kg/m2. A idade média dos participantes foi de 69 anos, 74% mulheres e 73% brancos.
Os participantes do estudo foram designados aleatoriamente a um dos três grupos de intervenção por 20 semanas: exercício sozinho, exercício mais restrição calórica moderada ou exercício mais restrição calórica intensiva. Todos os participantes do estudo receberam treinamento de exercícios aeróbicos supervisionados quatro dias por semana no Centro de Pesquisa Geriátrica da Wake Forest School of Medicine. Para determinar a saúde vascular dos participantes, a estrutura e função da aorta foram medidas e avaliadas por meio de ressonância magnética cardíaca.
A aorta, a maior artéria do corpo, transporta oxigênio e nutrientes vitais do coração para os principais órgãos. À medida que a aorta endurece no processo típico de envelhecimento saudável, o coração deve trabalhar mais para se contrair e bombear o sangue por todo o corpo.
Um maior índice de massa corporal, peso corporal, gordura corporal total e gordura abdominal, bem como uma circunferência da cintura maior, estão associados a maior rigidez aórtica, que é um fator de risco para eventos cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e derrames, e até morte, disse Brinkley.
A equipe de pesquisa descobriu que a perda de peso de cerca de 10% do peso corporal total ou cerca de 20 libras durante o período de estudo de cinco meses foi associada a melhorias significativas na rigidez aórtica apenas em participantes designados para o grupo de exercícios, além de restrição calórica moderada. Nenhuma das medidas de rigidez aórtica mudou significativamente no grupo apenas de exercícios ou no grupo de exercícios mais restrição calórica intensiva.
Além disso, as mudanças no índice de massa corporal, massa gorda total, percentual de gordura corporal, gordura abdominal e circunferência da cintura foram maiores nos dois grupos de restrição calórica em comparação com o grupo apenas de exercícios. A perda de peso foi semelhante entre os grupos com restrição calórica, apesar de quase duas vezes mais calorias no grupo mais intensivo. No entanto, o grupo com dieta mais restritiva não apresentou melhora na rigidez aórtica, apesar de ter diminuições de peso e pressão arterial semelhantes ao grupo moderadamente restritivo.
"Nossas descobertas indicam que essas mudanças moderadas no estilo de vida podem ajudar a reduzir a rigidez aórtica e melhorar a saúde vascular geral em adultos mais velhos", disse Brinkley.