Noticias médicas

Publicado el 21 de junio de 2026

Saúde

Brasil deve criar centro para emergências em saúde pública até o fim do ano

Proposta busca fortalecer a resposta a epidemias e crises sanitárias com estrutura permanente e integrada ao SUS.

Autor/a: Elaine Patricia Cruz

Fuente: Agência Brasil Brasil deverá ter centro para enfrentamento de emergências em saúde

O governo federal deverá criar um Centro Brasileiro de Emergências em Saúde Pública (Cbesp), com objetivo de fortalecer a preparação e a resposta do país a epidemias, surtos e crises sanitárias, incluindo eventos relacionados às mudanças climáticas. A expectativa é que a iniciativa avance ainda este ano e comece a ser implementada a partir de 2027.

Idealizado pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), o centro será integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado ao Ministério da Saúde e com governança prevista para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O financiamento virá do Orçamento Geral da União, com possibilidade de recursos adicionais por meio de parcerias internacionais.

A proposta prevê atuação em rede, com colaboração entre União, estados, municípios, universidades e instituições científicas, além de articulação com diferentes setores, como meio ambiente, ciência e tecnologia. Entre as funções, estão o monitoramento de riscos, a elaboração de estratégias de prevenção e a coordenação de respostas a emergências, com base em evidências científicas.

Especialistas apontaram que a iniciativa busca corrigir fragilidades evidenciadas durante a pandemia de covid-19, como falhas de coordenação e comunicação. A criação de uma estrutura permanente e especializada deve ampliar a agilidade e a integração das respostas, com equipes técnicas dedicadas e atuação contínua.

O centro também ficará responsável por apoiar a implementação da Política Nacional de Emergências de Saúde Pública, ainda em discussão. Segundo o Ministério da Saúde, a proposta pretende consolidar uma política de Estado, garantindo respostas mais consistentes e independentes de mudanças de gestão.

Diante de um cenário global com aumento de emergências sanitárias e climáticas, a expectativa é que o Cbesp represente um avanço na capacidade do país de prevenir e enfrentar crises de saúde pública de forma mais rápida e coordenada.