Uma proposta de fisiopatologia | 01 MAY 21

Trombocitopenia imune induzida pela vacina de COVID-19

Quase todos os pacientes tinham anticorpos contra o fator plaquetário 4
Autor/a: Marie Scully, Deepak Singh, Robert Lown, Anthony Poles, et al. Pathologic Antibodies to Platelet Factor 4 after ChAdOx1 nCoV-19 Vaccination
INDICE:  1. Página 1 | 2. Página 2
Página 1

Quase todos os pacientes com trombocitopenia imune induzida por vacina têm anticorpos contra o fator plaquetário 4, como ocorre com a trombocitopenia imune induzida pela heparina.

Relatórios recentes descreveram uma síndrome que envolve a trombose com trombocitopenia e coagulopatia após a administração da vacina AstraZeneca contra SARS-CoV-2 (NEJM JW Infect Dis maio 2021 e N Engl J Med 2021 abril 9; [e-pub]). Eventos semelhantes foram relatados em vários pacientes que receberam a vacina Johnson & Johnson nos Estados Unidos.

Para compreender melhor o mecanismo da trombocitopenia imune induzida por vacina (VITT), os pesquisadores estudaram 23 pacientes (22 com trombose e trombocitopenia; 1 com trombocitopenia e um aumento acentuado no D-dímero).

Os achados incluíram:

  • Os pacientes (mediana de idade de 46 anos; 61% das mulheres) vacinados apresentaram os sintomas com uma mediana de 12 dias após a vacinação; apenas 1 paciente apresentava antecedentes de trombose venosa profunda (TVP) e 1 estava tomando anticonceptivos orais.
  • Vinte e dois dos 23 pacientes apresentaram ensaio imunoenzimático positivo para anticorpos antifator plaquetário 4; 7 tiveram ensaios funcionais para confirmar a ativação plaquetária e 5 foram positivos.
  • Dos 22 pacientes que apresentavam trombose, 13 tinham trombose venosa cerebral, 4 embolia pulmonar, 1 TVP, 2 acidente cerebrovascular e 2 trombose da veia porta; alguns tiveram trombose concomitante afetando outros locais.
  • A contagem de plaquetas variou entre 11 e 113 × 109/L; 13 pacientes tinham níveis baixos de fibrinogênio e a mediana do dímero-D era de 31.300 unidades equivalentes de fibrinogênio.
  • Sete pacientes (30%) faleceram.

Resumo

Antecedentes

A base do controle da pandemia da doença coronavírus 2019 (Covid-19) é a vacinação contra a síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Em um ano, várias vacinas foram desenvolvidas e milhões de doses foram administradas. O relato de eventos adversos é uma atividade pós-marketing crítica.

Métodos

Divulgou-se achados de 23 pacientes que apresentaram trombose e trombocitopenia de 6 a 24 dias após receber a primeira dose da vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AstraZeneca). Com base em suas características clínicas e laboratoriais, identificou-se um novo mecanismo subjacente. As implicações terapêuticas foram abordadas.

Resultados

Na ausência de condições médicas pré-trombóticas, 22 pacientes apresentaram trombocitopenia aguda e trombose, principalmente trombose venosa cerebral, e 1 paciente apresentou trombocitopenia isolada e fenótipo hemorrágico.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024