Introdução |
Imiquimode é um modificador da resposta imune vendido como creme tópico a 5% para tratar verrugas genitais. Estudos mostraram que possui efeitos antivirais e antitumorais devido à indução de citocinas, como interferons. Devido a essa atividade, o seu creme a 5% está sendo estudado como uma alternativa às terapias cirúrgicas para o carcinoma basocelular (CBC).
Estudos em pacientes com CBC demonstraram que o creme de imiquimode a 5% foi eficaz na eliminação desses tumores. As taxas de resposta completa para o carcinoma basocelular superficial foram mais altas do que aquelas para o nodular.
O regime posológico mais eficaz é uma vez ao dia, por um período de pelo menos 6 semanas. Na prática clínica, a oclusão tem um papel estabelecido em aumentar a atividade observada de uma variedade de agentes. Sendo assim, Sterry e colaboradores (2002) realizaram dois estudos para examinar o efeito da oclusão em baixas frequências de dosagem na segurança e eficácias do creme tópico de imiquimode 5% para o tratamento de CBC superficial e nodular.
Participantes e métodos |
Foram conduzidos dois estudos na Europa: um que examinou o CBC superficial em 93 pacientes; e outro, o nodular em 90 participantes. Ambos os estudos consistiram em uma visita de triagem, realização de biópsia para confirmação histológica, um período de tratamento de 6 semanas e uma consulta pós-tratamento para excisão cirúrgica do tumor para avaliação histológica da resposta. Os pacientes foram randomizados para um dos quatro regimes posológicos: 2 ou 3 dias por semana com ou sem oclusão.
Resultados |
Em relação ao CBC superficial, as maiores taxas de resposta completa foram observadas nos grupos de tratamento de 3 dias por semana com taxas de 87% e 76% para pacientes com e sem oclusão, respectivamente. Já no grupo de tratamento de 2 dias por semana, as taxas foram 43% e 50% com e sem oclusão, respectivamente. Eventos adversos ocorreram em todos os grupos de tratamento, com 59% pacientes relatando pelo menos um evento adverso. Reações no local da aplicação, como coceira, queimação e hipopigmentação no local do tumor alvo foram as mais comumente notificadas.
Em relação ao CBC nodular, as taxas de resposta completa nos grupos de tratamento de 3 dias por semana foram de 65% e 50% para pacientes com e sem oclusão, respectivamente. Já no grupo de tratamento de 2 dias por semana, as taxas foram de 50% e 57% com e sem oclusão, respectivamente. Um total de 70% dos participantes relatou pelo menos um evento adverso durante o estudo. Dentre os principais, a coceira, a irritação e o sangramento foram os mais comumente notificados.
Nos dois estudos, as taxas mais altas de resposta histologicamente completa foram observadas nos grupos de oclusão que receberam tratamento com imiquimode 3 dias por semana. A oclusão não teve um efeito estatisticamente significativo na taxa de resposta em nenhuma das frequências de dosagem.
Discussão |
Nos estudos, a oclusão não mostrou um efeito estatisticamente significativo na eficácia em nenhuma das frequências de dosagem para CBC superficial ou nodular. Um fator para esses resultados pode ser a penetração subótima do medicamento no tumor. A baixa solubilidade em água do imiquimode pode parcialmente explicar o fracasso da oclusão e qualquer aumento no estado de hidratação da epiderme para potencializar a atividade da substância. Uma outra alternativa pode ser que as vias envolvidas já estejam próximas à estimulação máxima, não permitindo benefícios adicionais da oclusão.
As taxas de eliminação para CBC superficial com dosagem de 3 dias por semana foram estatisticamente significativamente maiores do que a taxa para duas vezes por semana. As taxas de eficácia foram semelhantes às observadas em outro estudo, com regime posológico de 5 dias por semana e dosagem diária sem oclusão por 12 semanas e dosagem diária sem oclusão em um estudo de 6 semanas.
As taxas de eficácia no regime de dosagem de 2 dias por semana foram inadequadas para recomendar o creme de imiquimode a 5% para o tratamento de CBC superficial ou nodular nessa frequência de dosagem.
Mesmo com oclusão em 3 dias por semana, o CBC nodular continua menos responsivo ao imiquimode do que o superficial. Essa diferença na resposta pode ser relacionada à migração de células T e liberação de citocinas em áreas circundantes ao tumor. Como o segundo é fino e plano, fornece uma maior área de superfície em contato com células imunes e citocinas do que o tumor nodular mais esférico e compacto, aumentando assim a probabilidade de eliminação do tumor.
Os perfis de segurança observados foram mais brandos do que aqueles examinados com regimes de dosagem mais frequentes de imiquimode, como evidenciado pela baixa taxa de reações cutâneas locais graves, bem como pela necessidade infrequente de períodos de descanso.
Conclusão Sendo assim, todos os grupos de tratamento demonstraram perfis de segurança aceitáveis em ambos os estudos. No entanto, a oclusão não teve um efeito estatisticamente significativo na eficácia do imiquimode para tumores de CBC superficiais ou nodulares. |