Noticias médicas

Publicado el 9 de octubre de 2025

Diabetes

Sucesso da terapia com células-tronco marca avanço no tratamento do diabetes tipo 1

Uma mulher de 25 anos com diabetes tipo 1 (DT1) na China passou por uma terapia com células-tronco que lhe permitiu produzir sua própria insulina, reduzindo a dependência de injeções.

 A paciente foi tratada com células de ilhotas derivadas de células-tronco, desenvolvidas a partir de suas próprias células de gordura, que foram injetadas em seu abdômen. Esse tratamento experimental permitiu que ela permanecesse sem precisar de insulina por mais de um ano desde o procedimento, anunciaram os pesquisadores.

O ensaio clínico, realizado no Hospital Central Primeiro de Tianjin, na China, converteu as células de gordura da paciente em células-tronco pluripotentes, capazes de se transformar em diversos tipos celulares.

Os pesquisadores usaram essas células para gerar células de ilhotas produtoras de insulina, que foram então transplantadas para o tecido abdominal da paciente. As células se integraram com sucesso, criando sua própria vascularização e permitindo que a paciente produzisse insulina de forma independente. Em 75 dias, ela não precisou mais de injeções de insulina, mantendo níveis de glicose no sangue dentro da faixa saudável.

Os pesquisadores destacaram o impacto notável dessa terapia nos níveis de glicose da paciente a longo prazo, com melhorias significativas na hemoglobina glicada (HbA1c), indicando níveis de glicose sustentadamente não diabéticos. “O ensaio está em andamento e acompanhará três pacientes por pelo menos dois anos”, disse um dos pesquisadores, acrescentando que os outros dois participantes também estão apresentando sinais promissores.

Este é o primeiro caso conhecido em que uma paciente com DT1 manteve a produção de insulina por meio de terapia com células-tronco por um período prolongado. A DT1 é uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca as células das ilhotas do pâncreas, tornando a produção de insulina praticamente impossível.

O avanço chamou atenção mundial. Especialistas na área de tratamento do diabetes classificaram o estudo como “incrível”, destacando que o uso das próprias células dos pacientes pode eliminar a necessidade de medicamentos imunossupressores a longo prazo. Outros ensaios com células-tronco estão em andamento, explorando ainda mais o potencial desse tratamento.

Os pesquisadores esperam que, com mais estudos, a terapia com células-tronco possa em breve se tornar uma opção viável para milhões de pessoas que sofrem com a DT1 em todo o mundo.


Referência: Wang S et al. Transplantation of chemically induced pluripotent stem-cell-derived islets under abdominal anterior rectus sheath in a type 1 diabetes patient. Cell. 2024;187(22):6152-64.e18.