O vírus do papiloma humano (HPV) é capaz de infectar a pele e as mucosas (oral, genital e anal). Sendo uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais comuns da atualidade, possui 180 subtipos conhecidos e gera lesões como verrugas (condiloma acuminado) genitais e extragenitais, lesões de baixo e alto grau e câncer.
As lesões HPV induzidas possuem diversas formas de tratamento, seja utilizando agentes químicos, agentes físicos ou imunomoduladores.
O vídeo aborda imiquimode, medicamento tópico autoaplicável utilizado no tratamento de verrugas genitais e perianais que, por ser um imunomodulador, estimula a resposta imunológica, desencadeando uma reação local e com menor frequência sistêmica, associada ao próprio mecanismo de ação do produto.
Podendo ser empregado como alternativa para pacientes que desejam tratamento domiciliar, o imiquimode pode ser utilizado como primeira linha ou terapia adjuvante associada a agentes físicos (excisão cirúrgica, cauterização), tendo demonstrando menores taxas de recorrência quando comparados aos demais agentes disponíveis para o tratamento.
O imiquimode tem sido alvo de estudo e vem encorajando especialistas a expandir seu uso buscando eficácia terapêutica em outros cenários clínicos, como demonstrado pela Dra. Adriana Campaner.
Palestrante:
Dra. Adriana B. Campaner (CRM-SP: 75.482) – Mestre e Doutora em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Médica Chefe da Clínica de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia da Santa Casa de São Paulo; Diretora Científica da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC).
