Tanto o diabetes, quanto o pré-diabetes, foram associados a um aumento do risco de morte por doenças cardiovasculares (DCV), câncer e doenças renais, além de uma redução na expectativa de vida. No entanto, estudos anteriores demonstraram que os impactos dessas doenças podem ser modificados por diversos fatores sociodemográficos, como idade, sexo, escolaridade, renda e local de residência. A identificação desses tem implicações políticas importantes, pois estratégias políticas podem ser adotadas para focar nas populações de alto risco.
Por isso, Qiu e colaboradores (2024) realizaram um estudo com o objetivo de investigar a mortalidade excessiva e os anos de vida perdidos associados ao diabetes e ao pré-diabetes na China.
Para isso, eles realizaram um estudo de coorte nacional que incluiu 135.405 participantes com 18 anos ou mais da população geral da China. Modelos de regressão de riscos proporcionais de Cox foram usados para estimar a razão de taxas de mortalidade ajustada (RR). O método da tabela de vida foi utilizado para estimar a expectativa de vida.
Entre os 135.405 participantes, 10,5% tinham diabetes e 36,2% tinham pré-diabetes em 2013. Durante um seguimento mediano de 6 anos, foram registradas 5.517 mortes, incluindo 1.428 e 2.300 mortes entre pessoas com diabetes e pré-diabetes, respectivamente. Ambas as condições estiveram significativamente associadas ao aumento do risco de morte por todas as causas e por DCV. Além disso, o diabetes esteve significativamente associado ao aumento dos riscos de morte por câncer, doenças respiratórias, doenças hepáticas e cetoacidose diabética ou coma. Em comparação com os participantes com normoglicemia, a expectativa de vida daqueles com diabetes e pré-diabetes foi, em média, mais curta em 4,2 e 0,7 anos aos 40 anos, respectivamente. A magnitude das associações entre as condições com a mortalidade por todas as causas e DCVs variou conforme a idade e o local de residência.
Em conclusão, o diabetes e o pré-diabetes foram associados à redução da expectativa de vida e ao aumento dos riscos de mortalidade por todas as causas e causas específicas. As disparidades na mortalidade excessiva associada às condições entre diferentes idades e locais de residência têm implicações para programas de prevenção e tratamento do diabetes e do pré-diabetes.