Em novo estudo publicado recentemente pela JAMA Oncology, pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e outras organizações realizaram um ensaio clínico para avaliar a associação do consumo de café em pacientes com câncer colorretal localmente avançado ou metastático, não tratados previamente.
O ensaio clínico de fase III contou com 1.171 pacientes submetidos à quimioterapia padrão com adição dos medicamentos cetuximabe e/ou bevacizumabe. No momento de inscrição, os pacientes relataram sua ingestão alimentar através de um questionário de frequência alimentar semiquantitativo, incluindo o consumo de café, desse modo, os pesquisadores foram capazes de associar a sobrevida dos participantes com o consumo da bebida.
Os pesquisadores notaram que pacientes que ingeriam de duas a três xícaras de café por dia tinham risco reduzido de progressão do câncer e maior sobrevida em comparação com os que não bebiam. E aqueles com consumo mais elevado, acima de quatro xícaras, obtiveram benefícios ainda melhores.
A ação benéfica do café se deve provavelmente aos seus vários compostos com atividades antioxidantes, antiinflamatórias e outras, possivelmente, ativas contra o câncer.
Segundo os pesquisadores, apesar das descobertas indicarem associação entre consumo de café e sobrevida de pacientes com câncer, não é possível criar uma relação causal, sendo assim, os dados não são suficientes para recomendar que pessoas com câncer bebam café diariamente ou aumentem o consumo.
Por fim, os autores confirmam a importância dos achados visto o potencial benéfico e não prejudicial do café para pacientes com câncer colorretal e sugerem que mais estudos sejam realizados, a fim de descobrir precisamente quais compostos do café são responsáveis pelos bons resultados.
Imagem: Firesky Studios Ireland por Unsplash
Publicado el 6 de octubre de 2020
Câncer colorretal
Associação da ingestão de café com a sobrevida de pacientes com câncer colorretal
Estudo aponta relação entre consumo de café e aumento da sobrevida de pacientes com câncer metastático
Autor/a: Christopher Mackintosh; Chen Yuan; Fang-Shu Ou; et al
Fuente: Association of Coffee Intake With Survival in Patients With Advanced or Metastatic Colorectal Cancer
Em novo estudo publicado recentemente pela JAMA Oncology, pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e outras organizações realizaram um ensaio clínico para avaliar a associação do consumo de café em pacientes com câncer colorretal localmente avançado ou metastático, não tratados previamente.
O ensaio clínico de fase III contou com 1.171 pacientes submetidos à quimioterapia padrão com adição dos medicamentos cetuximabe e/ou bevacizumabe. No momento de inscrição, os pacientes relataram sua ingestão alimentar através de um questionário de frequência alimentar semiquantitativo, incluindo o consumo de café, desse modo, os pesquisadores foram capazes de associar a sobrevida dos participantes com o consumo da bebida.
Os pesquisadores notaram que pacientes que ingeriam de duas a três xícaras de café por dia tinham risco reduzido de progressão do câncer e maior sobrevida em comparação com os que não bebiam. E aqueles com consumo mais elevado, acima de quatro xícaras, obtiveram benefícios ainda melhores.
Segundo os pesquisadores, apesar das descobertas indicarem associação entre consumo de café e sobrevida de pacientes com câncer, não é possível criar uma relação causal, sendo assim, os dados não são suficientes para recomendar que pessoas com câncer bebam café diariamente ou aumentem o consumo.
Por fim, os autores confirmam a importância dos achados visto o potencial benéfico e não prejudicial do café para pacientes com câncer colorretal e sugerem que mais estudos sejam realizados, a fim de descobrir precisamente quais compostos do café são responsáveis pelos bons resultados.
Imagem: Firesky Studios Ireland por Unsplash