Revisão sistemática e metanálise | 15 MAY 20

Manifestações gastrointestinais de COVID-19

Carga viral em amostras fecais da coorte de Hong Kong
Autor/a: Ka Shing Cheung, MBBS, MPH;, Ivan FN. Hung, MD, Pierre PY. Chan, et al. Fuente: Gastroenterology (2020), doi: https://doi.org/10.1053/j.gastro.2020.03.065. Gastrointestinal Manifestations of SARS-CoV-2 Infection and Virus Load in FecalSamples from the Hong Kong Cohort and Systematic Review and Meta-analysis

Embora os sintomas predominantes do COVID-19 sejam respiratórios, manifestações gastrointestinais (GI) podem ocorrer e podem ser negligenciadas.

As manifestações entéricas do SAR-COV2 não apenas representam um importante desafio diagnóstico para os médicos quando confrontados com pacientes com sintomas leves de COVID-19 na apresentação inicial, mas também significam uma possível transmissão fecal desse vírus.

Com um número crescente de casos relatados de COVID-19, há uma necessidade premente de resumir sistematicamente as manifestações entéricas do COVID-19 e o padrão temporal de derramamento fecal do vírus SARS-CoV-2, particularmente para gastroenterologistas e endoscopistas que não estão familiarizados com esta doença.

Métodos

Pesquisadores em Hong Kong avaliaram os dados clínicos de uma coorte de pacientes com COVID-19 e conduziram uma revisão sistemática e metanálise de 60 estudos com dados sobre sintomas gastrointestinais (4243 pacientes) e 11 com dados sobre RNA viral nas fezes.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

Contenidos relacionados
Los editores le recomiendan continuar con las siguientes lecturas:
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2021