Sociedade Europeia de Endocrinologia | 23 ABR 20

COVID-19 e doenças endócrinas

A ESE foi designada para escrever a declaração atual a fim de apoiar os membros da ESE e toda a comunidade endocrinológica nesta situação crítica
Autor/a: M. Puig-Domingo, M. Marazuela y A. Giustina Fuente: Endocrine volume 68, pages2–5(2020) COVID-19 and endocrine diseases. A statement from the European Society of Endocrinology

Introdução

O surto de doença por coronavírus em 2019 (COVID-19) exige que os endocrinologistas avancem ainda mais na primeira linha de atendimento ao paciente, em colaboração com outros médicos, como medicina interna e unidades de emergência. Isso preservará o estado de saúde e evitará os resultados adversos relacionados ao COVID-19 em pessoas afetadas por diferentes doenças endócrinas.

Pessoas com diabetes, em particular, estão entre as de alto risco, que podem desenvolver doenças graves se contraírem o vírus, de acordo com dados divulgados até agora por pesquisadores chineses. Mas também, pacientes com outras doenças endócrinas, como obesidade e insuficiência adrenal, podem ser afetados pelo COVID-19.

Além disso, os endocrinologistas, como qualquer outro profissional de saúde sob o atual surto de COVID-19, terão que se proteger dessa doença viral, que está provando ter uma capacidade muito alta de disseminação e devastação. Pedimos as autoridades de saúde para fornecer proteção adequada a toda a força de trabalho dos profissionais de saúde, à medida que testam constantemente o COVID-19 em pessoas expostas.

Uma diminuição no número de profissionais é uma ameaça ao sistema de saúde e ao bem-estar dos pacientes.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

Contenidos relacionados
Los editores le recomiendan continuar con las siguientes lecturas:
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2021