Aumento do risco de apneia obstrutiva do sono | 09 AGO 21

Neuropatía óptica isquémica anterior não arterítica

Pesquisa para determinar se a incidência de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica aumenta entre pacientes recém-diagnosticados com apneia obstrutiva do sono, em uma grande população
Autor/a: Hee Kyung Yang, Sang Jun Park, Seong Jun Byun, Kyu Hyung Park y colaboradores Br J Ophthalmol 2018;0:1–6.
INDICE:  1. Página 1 | 2. Página 1
Página 1
Introdução

A neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIANA) geralmente aparece em adultos de meia-idade, com uma incidência anual entre 2,3 e 11,4 por 100.000 pessoas. É caracterizada por perda visual monocular súbita e indolor com inflamação do disco óptico.

Em geral, não há tratamento e o prognóstico visual geralmente não é bom. O envolvimento dos olhos dos pares foi relatado em 12-15% nos próximos 5 anos. Portanto, é fundamental saber quais são os fatores de risco que podem ser controlados nesses pacientes.

Os fatores de risco mais comuns são diabetes e hipertensão, seguidos por hiperlipidemia, tabagismo, isquemia cardíaca e aterosclerose. Houve alguns relatos de que a apneia obstrutiva do sono também é um fator de risco independente.

Episódios repetidos de apneia durante o sono causam menos saturação de oxigênio no sangue e isso pode afetar diferentes órgãos.

Pacientes e métodos

O presente estudo utilizou uma coorte do Korean National Health Insurance, que incluiu 1.025.340 beneficiários, entre os anos de 2002 e 2013, sendo 919 pacientes com um novo diagnóstico de apneia obstrutiva do sono, maiores de 40 anos de idade foram identificados e 9190 pacientes foram usados sem apneia.

Os índices de propensão foram usados ​​com relação à idade, sexo, dados demográficos, comorbidades e medicamentos simultâneos. Estudos estatísticos foram realizados para determinar o risco de desenvolver NOIANA em pacientes com apneia obstrutiva do sono.

Resultados

Estudos anteriores sugeriram a associação entre apneia obstrutiva do sono e NOIANA. Nos dois estudos anteriores de populações com mais de 40 anos, a incidência de risco de NOIANA foi relativamente baixa em comparação com o presente estudo e relatórios anteriores.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024