Por que também é um problema médico? | 27 MAY 21

Clínica da solidão

Cada vez mais pessoas enfrentam uma vida em que estão emocionalmente isoladas umas das outras e pagam altos custos por sua saúde
INDICE:  1. Página 1 | 2. A solidão e a medicina
Página 1

“Um homem isolado e sozinho se sente fraco, e ele é.” Concepción Arenal (1820-1893)

A espécie que somos

Somos uma espécie gregária por natureza. Nossa evolução está ligada de forma decisiva à convivência com os outros. A biologia configurou os humanos com dispositivos especialmente adaptados à vida em comunidade. A perda de contato com nossos pares gera reações inadequadas com alto custo para a saúde. Somos mamíferos ultrassociais cujos cérebros estão programados para responder aos sinais de outras pessoas.

AUDIOVISUAL primera parte
Clique na imagem

A perda de contato com outras pessoas ativa os mecanismos fisiológicos de perigo e ameaça codificados em nossos genes. As consequências não são apenas cognitivas e emocionais, mas também o produto de uma cascata de eventos por meio dos quais a fisiologia é interrompida de maneiras muito significativas.

O isolamento social está fortemente associado a depressão, suicídio, ansiedade, insônia, medo e percepção de ameaças. Tem sido associada a demência, hipertensão, doenças cardíacas, obesidade, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, baixa resistência a infecções, doenças autoimunes, acidentes domésticos e de trânsito.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024