Noticias médicas

/ Publicado el 26 de diciembre de 2023

Aumento do alcance das vacinas

Um patch de proteção contra o vírus Zika

Um adesivo de vacina simples de aplicar e sem agulha está sendo desenvolvido para proteger as pessoas do vírus Zika, potencialmente mortal, transmitido por mosquitos.

Um protótipo usando adesivo de microarranjo de alta densidade (HD-MAP) desenvolvido pela Universidade de Queensland e comercializado pela Vaxxas forneceu uma vacina desenvolvida pela Universidade de Adelaide e provocou uma resposta imunológica eficaz ao vírus Zika em camundongos.

A pesquisa foi publicada na revista Molecular Therapy—Nucleic Acids.

O ex-aluno da UQ e pesquisador da Vaxxas, Dr. Danushka Wijesundara, disse que o vírus Zika era um risco para pessoas em todo o Pacífico, Sudeste Asiático, Índia, África e América do Sul e Central.

“Podemos mudar a forma como combatemos o vírus Zika com o adesivo HD-MAP porque é um método de vacinação eficaz, indolor, simples de aplicar e fácil de armazenar”, disse o Dr. Wijesundara.

“O HD-MAP fornece a vacina às células imunológicas abaixo da superfície da pele com milhares de minúsculas microprojeções. No nosso ensaio pré-clínico, a vacina proporcionou proteção rápida contra o vírus Zika vivo, tendo como alvo uma proteína específica chamada NS1, que é crucial para a sobrevivência do vírus. O adesivo da vacina evocou respostas de células T que foram cerca de 270% maiores do que a administração de vacina com agulha ou seringa”.

O vírus Zika geralmente causa uma doença leve, mas a infecção durante a gravidez pode causar aborto espontâneo e natimortos ou bebês nascidos com malformações congênitas.

Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial de Saúde declarou uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional quando o vírus Zika se espalhou por 40 países da América Latina, causando mais de 1,5 milhões de casos confirmados ou suspeitos num período de seis meses.

A professora associada da Universidade de Adelaide, Branka Grubor-Bauk, disse que a vigilância global limitada mostra que o vírus Zika está ativo em pelo menos 89 países e territórios, mas não existe atualmente nenhuma vacina licenciada.

“Esta vacina é única porque tem como alvo uma proteína de dentro, e não fora do vírus, o que significa que não aumentará os sintomas de vírus intimamente relacionados, como a dengue, em pessoas que foram vacinadas”, disse o Dr. Grubor-Bauk.

David Muller, da Escola de Química e Biociências Moleculares da UQ, disse que o adesivo de microarranjo e a vacina podem trazer benefícios além da capacidade de proteção contra o vírus Zika.

"Como a proteína que visamos desempenha um papel central na replicação de uma família de vírus conhecida como flavivírus, existe o potencial de aplicar nossa abordagem para atingir outros flavivírus, como a dengue ou a encefalite japonesa", disse o Dr. Muller.

“Também poderia fornecer uma mistura de vacina para atingir toda a família de vírus, proporcionando maior proteção.

“Um grande benefício da plataforma de entrega HD-MAP é a estabilidade da vacina em temperaturas elevadas – descobrimos que o adesivo retinha a potência da vacina quando armazenado a 40° Celsius por até quatro semanas.

“Isto aumenta o alcance das vacinas em países de baixo e médio rendimento onde a refrigeração é um desafio”.