Artículos

Publicado el 17 de febrero de 2026

Efeitos pró-resolutivos do Tr14 na inflamação

Estudos indicaram que o complexo Traumeel® S estimula SPMs, reduz o intervalo de resolução e aumenta a eferocitose, favorecendo a resolução inflamatória sem os efeitos adversos dos AINEs.

Autor/a: Paul M. Jordan e Oliver Werz

Fuente: Evid Self Med 2025;5:250001 Complex pharmaceutical Traumeel® S (Tr14) improves the resolution of inflammation

Durante décadas, acreditou-se que a inflamação era sustentada principalmente pelos mediadores derivados do ácido araquidônico, como prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos, e que o processo cessaria quando esses mediadores deixassem de ser produzidos. Entretanto, pesquisas recentes esclareceram que a resolução da inflamação não é um processo passivo, mas sim biologicamente ativo e altamente regulado.

Foi observado que a transição da fase inflamatória para a fase de reparo depende de mediadores lipídicos especializados, os Specialized Pro‑Resolving Mediators (SPMs), produzidos principalmente por macrófagos em transição do fenótipo M1 (pró‑inflamatório) para M2 (pró‑resolução). Esses mediadores, como lipoxinas, resolvinas, maresinas e protectinas, atuam modulando a infiltração neutrofílica, reduzindo a produção de citocinas pró‑inflamatórias e estimulando a fagocitose e eferocitose, favorecendo a homeostase tecidual.

A descoberta desses mecanismos também explicou limitações de abordagens tradicionais, como o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que reduzem prostaglandinas, mas não atuam nos processos ativos de resolução e, em alguns casos, podem até interferir na regeneração tecidual ou na vascularização.

Nesse contexto, estudos pré‑clínicos investigaram o papel do medicamento complexo Traumeel® S (Tr14) na modulação da resolução inflamatória. Além de evidências clínicas comparando Tr14 a AINEs, com boa eficácia e tolerabilidade, novas análises sugeriram que esse medicamento poderia estimular a produção endógena de SPMs, favorecendo a transição adequada da inflamação para a fase de resolução.

Infiltração de neutrófilos in vivo reduzida significativamente

Nos experimentos in vivo, avaliou-se o efeito do Tr14 administrado em duas doses: baixa (1,5 mL/kg) e alta (3 mL/kg). Os animais receberam o tratamento de forma profilática, durante seis dias antes da indução da inflamação, ou de forma terapêutica, quatro e oito horas após a injeção de zimosan.

A infiltração máxima de neutrófilos ocorreu quatro horas após o estímulo inflamatório, e observou‑se que a dose baixa de Tr14, quando administrada profilaticamente, reduziu de forma significativa o número de neutrófilos oito horas após a indução. Além disso, a dose alta encurtou o intervalo de resolução da inflamação em 1,3 horas, enquanto a baixa apresentou um efeito ainda mais expressivo, reduzindo-o em 5,9 horas. Outro dado importante foi que a concentração de 3 mL/kg aumentou significativamente o número de macrófagos envolvidos na eferocitose após quatro horas, efeito não observado com a 1,5 mL/kg.

Mudança de classe de mediadores lipídicos pró-inflamatórios para pró-resolutivos

Na análise dos mediadores lipídicos, observou‑se que a administração terapêutica de Tr14 promoveu um aumento significativo na produção de resolvinas, mediadores lipídicos pró-resolutivos. Por outro lado, embora o tratamento profilático não tenha alterado de forma relevante a quantidade total de mediadores lipídicos produzidos, ele modificou qualitativamente o perfil dessas moléculas ao aumentar a razão entre os SPMs e os mediadores derivados da COX, como PGE2 e TXB2. Esse resultado indicou que o Tr14 favorece uma clara mudança de classe de mediadores lipídicos, deslocando a resposta bioquímica do eixo pró‑inflamatório para o pró‑resolutivo.

Tr14 alterou o perfil de mediadores lipídicos durante a polarização de macrófagos

O complexo Traumeel® S foi testado in vitro em macrófagos M1 e M2 usando doses de 0,1% e 10%. Após a polarização e exposição a Staphylococcus aureus, observou‑se que os macrófagos M2 tratados com fármaco aumentaram a produção de mediadores lipídicos pró‑resolução dependentes de 15‑LOX‑1. Ao mesmo tempo, reduziu LTB4 (via 5‑LOX) e PGE2 (via COX), mostrando que ele direciona o perfil lipídico também para um padrão pró‑resolução durante a polarização dos macrófagos.

Em resumo, os resultados mostraram que o Tr14 favorece a resolução da inflamação ao reduzir o intervalo de resolução e aumentar a eferocitose dos macrófagos. Em vez de diminuir mediadores pró‑inflamatórios, ele eleva mediadores pró‑resolutivos, como as resolvinas, alterando o equilíbrio entre SPMs e produtos da COX. Por não inibir a COX, o Tr14 evita os efeitos gastrointestinais e cardiovasculares típicos dos AINEs. Assim, ele não bloqueia a inflamação, mas acelera sua resolução, apoiado por macrófagos mais ativos na remoção de células apoptóticas.