Noticias médicas

Publicado el 4 de enero de 2023

Efeito sobre diabetes tipo 2 e fígado gorduroso

Dieta baixa em carboidratos em pessoas com diabetes tipo 2

Efeito da dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras sem restrição calórica versus dieta rica em carboidratos e pobre em gorduras no diabetes tipo 2 e na doença hepática gordurosa não alcoólica

Um estudo randomizado controlado com mais de 100 pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que uma dieta com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura, sem restrições calóricas, ajudou os pacientes a obter melhor perda de peso e controle da glicose durante uma intervenção de 6 meses em comparação com uma dieta rica em carboidratos e baixa de caloria. As mudanças não foram mantidas 3 meses após a intervenção, sugerindo a necessidade de mudanças dietéticas de longo prazo para manter benefícios significativos à saúde. Os resultados foram publicados no Annals of Internal Medicine.

Mais de 480 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes tipo 2, e em torno de 50% dessas tem doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que pode evoluir para cirrose e afetar a função hepática. Estudos anteriores sugeriram que a perda de peso melhorou tanto o controle do diabetes quanto da DHGNA, e a restrição da ingestão de carboidratos melhorou o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Pesquisadores da University of Southern Denmark, Odense, Dinamarca, designaram aleatoriamente 165 pessoas com diabetes tipo 2 para uma dieta LCHF ou HCLF por 6 meses. Os participantes de ambos os grupos foram convidados a comer o mesmo número de calorias igual ao seu gasto de energia.

Os participantes da dieta baixa em carboidratos foram convidados a comer não mais do que 20% de suas calorias de carboidratos, mas poderiam obter 50-60% de suas calorias de gordura e 20-30% de proteína. Os pacientes da dieta com baixo teor de gordura foram instruídos a comer cerca de metade de suas calorias de carboidratos e o restante dividido igualmente entre gordura e proteína. Os autores descobriram que as pessoas na dieta baixa em carboidratos reduziram a hemoglobina A1c em 0,59% a mais do que na dieta com baixo teor de gordura e também perderam 3,8 kg a mais de peso em comparação com as do grupo com baixo teor de gordura.

Pessoas que fazem dieta de baixo teor de carboidratos também perderam mais gordura corporal e reduziram a circunferência da cintura. Ambos os grupos apresentaram maior colesterol de lipoproteína de alta densidade e triglicerídeos mais baixos em 6 meses. No entanto, as mudanças não foram mantidas 3 meses após a intervenção, sugerindo que as mudanças na dieta devem ser mantidas a longo prazo para manter os efeitos.

O fígado não foi afetado pela alta ingestão de gordura no grupo de baixo carboidrato: os pesquisadores não encontraram diferença na quantidade de gordura no fígado ou inflamação entre os dois grupos.