Noticias médicas

Publicado el 25 de noviembre de 2021

Pode levar a uma nova onda

Coronavírus: nova variante com mutações é detectado na África do Sul

Se trata da B.1.1.529, com uma porcentagem muito alta de propagação. Ainda não sabe-se quais vacinais são efetivas contra ela.

Uma nova variante do SARS-CoV-2, potencialmente mais transmissível e com múltiplas mutações, foi detectada na África do Sul, o que pode levar a uma nova onda pandêmica de COVID-19, relataram cientistas do instituto de pesquisa KRISP, que pertence à Universidade de Kwazulu-Natal.

É a variante B.1.1.529, que apresenta um número "extremamente elevado" de mutações e "um potencial de propagação muito elevado", segundo o virologista Túlio de Oliveira. A equipe que lidera descobriu a variante beta no ano passado, altamente contagioso.

As mutações do vírus podem torná-lo mais contagioso até se tornar dominante. Esse foi o caso da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia.

Por enquanto, os cientistas sul-africanos não sabem se as vacinas existentes são eficazes contra essa nova forma do vírus. "O que nos preocupa é que essa variante pode não apenas ter uma capacidade de transmissão maior, mas também pode ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico", disse o professor Richard Lessells, outro pesquisador.

Até o momento, foram detectados 22 casos, principalmente em jovens, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD, por sua sigla em inglês). Também foram relatados casos no vizinho Botswana e Hong Kong, em uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul.

“O número de casos detectados e a porcentagem de testes positivos estão aumentando rapidamente”, especialmente em Gauteng, a província mais populosa que inclui Pretória e Joanesburgo, o NICD confirmou em um comunicado. E, como alertaram os cientistas, as estruturas de saúde precisam antecipar a chegada de uma nova onda de casos nos próximos dias ou semanas.

A África do Sul, que é oficialmente o país mais afetado pelo vírus no continente, registrou um aumento nas infecções nas últimas semanas. Esta caminhada, que foi inicialmente atribuída à variante Delta, é culpa da nova variante. Representa uma "ameaça maior", declarou o Ministro da Saúde Joe Phaahla.