Aprovado para o tratamento da gota

Probenecida inibe a replicação de SARS-CoV-2 in vivo e in vitro

Probenecida já foi aprovada pelo FDA e tem propriedades antivirais poderosas contra SARS-CoV-2

Autor/a: Murray, J., Hogan, R.J., Martin, D.E. et al.

Fuente: Probenecid inhibits SARS-CoV-2 replication in vivo and in vitro

Resumo

Vacinas eficazes estão retardando a pandemia de COVID-19, mas a SARS-CoV-2 provavelmente continuará sendo um problema no futuro, portanto, é importante ter terapias para tratar os pacientes. Existem poucas opções para o tratamento de pacientes com COVID-19. Murray et al., demonstraram que a probenecida bloqueia potentemente a replicação do SARS-CoV-2 em células de mamíferos e a replicação do vírus em um modelo de hamster. Além disso, demonstraram que as concentrações plasmáticas até 50 vezes maiores do que o valor de IC90 ajustado para a ligação às proteínas podem ser alcançadas em 24 horas após uma única dose oral. Estes dados suportam a possível utilidade clínica da probenecida no controle da infecção por SARS-CoV-2 em humanos.

Comentário

Como os casos de COVID-19 continuam a disparar nos EUA e no mundo, há poucas opções disponíveis para tratar pacientes infectados com SARS-CoV-2.

Mas uma nova pesquisa da Universidade da Geórgia oferece esperança de uma terapia viável para combater a doença que ceifou mais de 4 milhões de vidas em todo o mundo.

Publicado na Nature's Scientific Reports, o estudo encontrou que a probenecida tem amplas propriedades antivirais, o que a converte em uma candidata para combater não apenas a infecção por SARS-CoV-2, mas também outros vírus respiratórios comuns e mortais como o RSV e a gripe.

A probenecida é um fármaco aprovado pela FDA, usada principalmente para tratar a gota e amplamente disponível nos Estados Unidos. A droga está no mercado há mais de 40 anos e tem efeitos colaterais mínimos.

"Não há realmente nada que possa combater com segurança esses vírus", disse Ralph Tripp, principal autor do estudo e estudioso de vacinas e estudos terapêuticos na Faculdade de Medicina Veterinária da UGA. “Este antiviral funciona para todos os vírus de RNA respiratório que testamos, incluindo o SARS-CoV-2, RSV, coronavírus e gripe circulam na mesma estação. O resultado final é que você pode potencialmente reduzir infecções e doenças com este medicamento oral. "

Bloquear a reprodução viral

Os vírus funcionam cooptando as próprias células de uma pessoa para se replicarem e produzirem mais vírus. A probenecida bloqueia esse processo de replicação, evitando que o vírus infecte as células do indivíduo.

No desenvolvimento clínico da farmacêutica TrippBio, Tripp mostrou que o medicamento funciona como profilático antes da exposição ao vírus e como tratamento pós-exposição em modelos animais contra SARS-CoV-2 e influenza. A droga também se mostrou eficaz no combate ao RSV. Estudos in vitro e in vivo estão em andamento.

Embora a droga fosse usada principalmente depois que uma pessoa testasse positivo para o vírus, os resultados profiláticos significam que as pessoas com exposições conhecidas também poderiam tomar a droga para evitar adoecer.

Opções de tratamento da COVID-19 são limitadas

Os atuais tratamentos padrão ouro para pacientes com COVID-19 gravemente enfermos, remdesivir e anticorpos monoclonais, só podem ser administrados por via intravenosa. E quando um paciente COVID-19 precisa deles, geralmente é tarde demais.

"Esses tratamentos têm sido eficazes contra a SARS-CoV-2, mas são muito caros e difíceis de obter", disse Tripp. “Existem apenas algumas opções que podem realmente ser usadas devido ao custo, uso intravenoso restrito e falta de acesso. Isso não é muito útil para o mundo."

A probenecida, por outro lado, está amplamente disponível. Os médicos da atenção primária podem prescrever um comprimido aos pacientes e buscá-lo na farmácia local.

É comum reutilizar drogas já aprovadas para combater um problema. Por exemplo, remdesivir foi originalmente planejado para combater o vírus Ebola, mas quando mostrou alguma promessa na luta contra o coronavírus, ele se alistou para combater o COVID-19.

Além de prevenir a doença antes que ela comece, a probenecida também pode aumentar a eficácia de outros tratamentos. A probenecida já é usada para aumentar a potência de alguns antibióticos, portanto, a droga também pode funcionar em conjunto com outros tratamentos COVID-19.

Agora, os pesquisadores estão investigando qual dose de probenecida pode ter o maior impacto no combate aos vírus nas pessoas. TrippBio está programado para começar os testes clínicos da droga dentro de um ano.

"SARS-CoV-2, RSV e influenza têm um grande impacto nos sistemas de saúde em todo o mundo", disse Tripp. "Probenecida tem um poderoso efeito antiviral contra esses vírus e funciona com segurança."