Aspectos destacados
|
Resumo
A vacinação em massa oferece uma grande promessa para interromper a pandemia global de COVID-19. No entanto, o fornecimento limitado e a distribuição desigual da vacina criam uma necessidade urgente de otimizar as estratégias de vacinação.
Os autores avaliaram as respostas de anticorpos específicos para SARS-CoV-2 após a vacinação com Sputnik V de profissionais de saúde na Argentina, medindo os títulos de IgG anti-pico e a capacidade de neutralização após uma e duas doses em uma coorte de voluntários inexperientes ou previamente infectados.
21 dias após receber a primeira dose da vacina, 94% dos participantes inexperientes desenvolveram anticorpos IgG específicos para o pico.
Uma única dose de Sputnik V provoca níveis mais altos de anticorpos e capacidade de neutralização do vírus em indivíduos previamente infectados do que naqueles que não receberam o esquema de duas doses completo.
A alta taxa de soroconversão após uma única dose em participantes inexperientes sugere um benefício de atrasar a administração da segunda dose para aumentar o número de pessoas vacinadas.
Os dados apresentados fornecem informações para orientar as decisões de saúde pública à luz da atual emergência global de saúde.