Após uma única dose

Sputnik V causa soroconversão e capacidade de neutralização

Uma pesquisa argentina publicada na Cell Reports Medicine

Autor/a: Andrea V.Gamarnik Ph. D., Andres H. Rossi Ph. D. Diego S. Ojeda Ph. Augusto Varese, LautaroSanchez, et al.

Fuente: Sputnik V Vaccine Elicits Seroconversion and Neutralizing Capacity to SARS CoV-2 after a Single Dose

Aspectos destacados

  • A primeira dose de Sputnik V resulta em uma taxa de soroconversão de 94% em indivíduos inexperientes.
  • Uma segunda dose aumenta os títulos de anticorpos e a capacidade de neutralização.
  • Uma dose em indivíduos soropositivos produz títulos mais elevados do que duas doses em pacientes não tratados previamente.
  • Não há benefício aparente em usar uma segunda dose em indivíduos previamente infectados.


Resumo

A vacinação em massa oferece uma grande promessa para interromper a pandemia global de COVID-19. No entanto, o fornecimento limitado e a distribuição desigual da vacina criam uma necessidade urgente de otimizar as estratégias de vacinação.

Os autores avaliaram as respostas de anticorpos específicos para SARS-CoV-2 após a vacinação com Sputnik V de profissionais de saúde na Argentina, medindo os títulos de IgG anti-pico e a capacidade de neutralização após uma e duas doses em uma coorte de voluntários inexperientes ou previamente infectados.

21 dias após receber a primeira dose da vacina, 94% dos participantes inexperientes desenvolveram anticorpos IgG específicos para o pico.

Uma única dose de Sputnik V provoca níveis mais altos de anticorpos e capacidade de neutralização do vírus em indivíduos previamente infectados do que naqueles que não receberam o esquema de duas doses completo.

A alta taxa de soroconversão após uma única dose em participantes inexperientes sugere um benefício de atrasar a administração da segunda dose para aumentar o número de pessoas vacinadas.

Os dados apresentados fornecem informações para orientar as decisões de saúde pública à luz da atual emergência global de saúde.