Coorte multicêntrica

Anticoagulação no AVC cardioembólico

Tempo de início da anticoagulação em derrame cardioembólico e risco de eventos recorrentes

Autor/a: Yaghi S, Trivedi T, Henninger N, et al

Fuente: Anticoagulation timing in cardioembolic stroke and recurrent event risk

O AVC cardioembólico é associado a um alto risco de mortalidade e morbidade, com taxa de recorrência relativamente alta nos primeiros 90 dias.

As diretrizes atuais da American Heart Association (AHA) recomendam que a anticoagulação inicie dentro de 4 a 14 dias após o AVC, contudo estudos têm demonstrado que a anticoagulação precoce não ligação com a redução nos eventos isquêmicos, além de aumentar o risco de complicações hemorrágicas. Isso, possivelmente, se deve ao fato de que a diretriz da AHA não leva em consideração certos fatores que afetam potencialmente a decisão de iniciar a anticoagulação, como o tamanho do infarto, transformação hemorrágica e características de alto risco na ecocardiografia.

Assim, Yaghi e colaboradores reuniram dados de registros de derrames de 8 centros abrangentes de AVC nos Estados Unidos, a fim de analisar o tempo recomendado de início de anticoagulação no AVC cardioembólico. Foram incluídos 1.289 pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico e fibrilação atrial, e avaliaram o tempo de início da anticoagulação (0-3 dias, 4-14 dias ou > 14 dias) e os desfechos de AVC recorrente/ataque isquêmico transitório/embolia sistêmica, hemorragia intracerebral sintomática (sICH) e hemorragia extracraniana importante (ECH) dentro do período de 90 dias.

Não houve diferença significativa de desfecho entre os 3 grupos (0-3 dias: 10,3%; 4–14 dias: 9,7%; > 14 dias: 10,2%; p = 0,933). Em modelos ajustados, os pacientes que iniciaram a anticoagulação entre 4 e 14 dias não apresentaram menor taxa de sICH (vs 0-3 dias; razão de possibilidade [OR] = 1,49, intervalo de confiança de (IC] 95% = 0,50-4,43), nem tiveram uma taxa mais baixa de eventos isquêmicos recorrentes (vs > 14 dias; OR = 0,76, IC de 95% = 0,36-1,62, p =0,482).

De acordo com esta coorte multicêntrica, o período de 4 a 14 dias recomendado pela AHA para início do tratamento de anticoagulação oral não foi capaz de reduzir os desfechos isquêmicos e hemorrágicos em relação às outras variações de tempo. Portanto, ensaios randomizados são necessários para determinar o momento ideal do início da anticoagulação.