SII

Uso de medicina complementar alternativa na síndrome do intestino irritável

Revisão sistemática e meta-análise analisa o potencial benéfico de medicina complementar alternativa na SII

Autor/a: Wade Billings, Karan Mathur, Hannah J. Craven, Huiping Xu, Andrea Shin

Fuente: Potential Benefit with Complementary and Alternative Medicine in Irritable Bowel Syndrome: A Systematic Review and Meta-analysis

Muitos pacientes que sofrem de Síndrome do Intestino Irritável (SII) podem buscar tratamento de medicina complementar alternativa (CAM), mesmo nos casos satisfatórios do uso da terapia tradicional, a fim de integrá-lo aos tratamentos convencionais.

As terapias CAM incluem remédios à base de ervas, suplementos dietéticos, intervenções baseadas na mente-corpo e terapias de cura energética.

Contudo, é importante que os médicos entendam qual o nível das evidências acerca da CAM, para que os pacientes sejam aconselhados adequadamente para otimização da resposta terapêutica.

Em artigo publicado na Clinical Gastroenterology and Hepatology, os autores realizaram uma revisão sistemática abrangente e meta-análise avaliando a eficácia da CAM frente ao placebo ou simulação em pacientes adultos com SII. Foram incluídos 66 estudos, totalizando 6.764 pacientes na análise final.

Os resultados demonstraram que houve benefícios na dor abdominal de pacientes com SII não grave utilizando fitoterápicos, abordagens baseadas na mente-corpo e suplementos dietéticos em relação ao placebo, apesar da heterogeneidade dos estudos.

A respeito da terapia baseada no corpo e terapia de cura energética, a análise combinatória não demonstrou benefícios na dor abdominal.

 

Imagem: katemangostar por Freepik