Introdução |
Sobrepeso e obesidade são condições altamente prevalentes associadas a um aumento na morbimortalidade. Recentemente, novas terapias, incluindo o agonista do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1 RA) semaglutida e o agonista duplo GLP-1 RA/polipeptídeo inibidor gástrico (GIP) tirzepatida, demonstraram uma redução substancial de peso em pacientes com obesidade, com e sem diabetes tipo 2 (DT2).
Enquanto a tirzepatida produz uma maior perda de peso do que a semaglutida em pacientes com DT2, dados de ensaios clínicos comparativos em pacientes com sobrepeso ou obesidade ainda não estão disponíveis. Por isso, Rodriguez e colaboradores (2024) compararam a mudança de peso entre os dois medicamentos em uma população clínica.
Métodos |
Foi realizado um estudo de coorte com adultos com sobrepeso ou obesidade que receberam semaglutida ou tirzepatida entre maio de 2022 e setembro de 2023. Eles foram identificados usando dados de prontuários eletrônicos (EHR) vinculados a informações de dispensação de um coletivo de sistemas de saúde dos EUA. Os resultados de peso durante o tratamento até 3 de novembro de 2023 foram avaliados. Adultos com sobrepeso ou obesidade e cuidados regulares no ano anterior à iniciação, sem uso prévio de agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon, uma prescrição dentro de 60 dias antes da iniciação e um peso basal disponível foram identificados.
O emagrecimento durante o tratamento foi avaliado para atingir 5%, 10%, 15% ou mais de perda de peso e mudança percentual corporal em 3, 6 e 12 meses. Os eventos gastrointestinais adversos também foram analisados.
Resultados |
Entre 41.222 adultos que atenderam aos critérios do estudo (semaglutida, 32.029; tirzepatida, 9.193), 18.386 permaneceram após pareamento. A idade média foi de 52,0 anos, 70,5% eram mulheres, 77,11% brancos e 52% tinham DT2. O peso basal médio foi de 110 kg.
A duração média do acompanhamento foi de 165 dias. Esse foi encerrado por descontinuação para 5.140 pacientes (55,9%) recebendo tirzepatida e 4.823 (52,5%) semaglutida.
Os pacientes que receberam tirzepatida foram significativamente mais propensos a atingir maior perda de peso em 3, 6 e 121 meses. Os eventos gastrointestinais adversos foram semelhantes em ambos os grupos.
Conclusão |
Indivíduos com sobrepeso ou obesidade tratados com tirzepatida foram mais propensos a alcançar perda de peso clinicamente significativa e reduções maiores no peso corporal em comparação com aqueles tratados com semaglutida. Estudos futuros devem comparar o efeito desses dois fármacos em outros desfechos importantes (por exemplo, redução de eventos cardiovasculares adversos maiores).