Saúde cardiovascular

OMS afirma que doenças cardiovasculares matam 10.000 europeus por dia

A alta ingestão de sal eleva a pressão sanguínea, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames

Doenças cardiovasculares são responsáveis por 40% das mortes na Europa, afirmou a OMS na última quarta-feira, instando os europeus a reduzirem a ingestão de sal.

Isso corresponde a 10.000 mortes por dia, ou quatro milhões por ano.

"A implementação de políticas direcionadas para reduzir a ingestão de sal em 25% poderia salvar estimadas 900.000 vidas de doenças cardiovasculares até 2030", disse Hans Kluge, diretor da filial europeia da Organização Mundial da Saúde, em comunicado.

Na Europa, um em cada três adultos entre 30 e 79 anos sofre de hipertensão, muitas vezes devido ao consumo de sal.

No total, 51dos 53 países na região europeia têm uma ingestão média diária de sal acima do máximo recomendado pela OMS de cinco gramas, ou uma colher de chá, em grande parte devido a alimentos processados e lanches.

"A alta ingestão de sal eleva a pressão sanguínea, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames", disse a OMS.

A Europa tem a maior prevalência de pressão arterial no mundo, afirmou.

De acordo com o relatório da OMS sobre a Europa, os homens na região têm quase 2,5 vezes mais chances de morrer de doenças cardiovasculares do que as mulheres.

Também há uma divisão geográfica: a probabilidade de morrer jovem (30-69 anos) de doenças cardiovasculares é quase cinco vezes maior no leste europeu e na Ásia central em comparação com o oeste europeu.