Resumo Os principais objetivos do estudo foi avaliar a qualidade metodológica dos ensaios clínicos randomizados (ECR) existentes sobre perda de peso e as características das intervenções online (IOs). Examinaram as associações entre qualidade metodológica, características da intervenção e eficácia das OI e as compararam com outras modalidades de intervenção. Pesquisas sistemáticas foram realizadas utilizando PubMed, Cochrane Library, CINAHL e PsycINFO nas últimas dez décadas (2000 a 2019). Os critérios de inclusão foram intervenção online (modalidade de intervenção), adultos de meia-idade com sobrepeso ou obesidade, período de estudo de pelo menos seis meses ou mais, um ECR e taxa de retenção superior a 70%. No total, 29 IOs foram avaliados utilizando 10 critérios de qualidade metodológica e oito de características de intervenção. Os resultados revelaram que a pontuação média para a qualidade metodológica dos ECR foi de 12,1 (em 16) e a pontuação média para as características da intervenção foi de 6,6 (em 8). Os ECRs com pontuações mais altas foram mais eficazes na perda de peso do que aqueles com pontuações mais baixas. Os resultados da metarregressão mostraram que a qualidade metodológica foi mais importante do que as características da intervenção no aumento da eficácia. Os resultados da metanálise mostraram que os IOs foram significativamente mais eficazes que os controles. Em comparação com os as intervenções online isoladas, as com interações com outras pessoas e profissionais foram mais eficazes. |
Comentários
A obesidade é um problema nos Estados Unidos. Na verdade, 42,5% dos adultos americanos com 20 anos ou mais sofrem da doença. Não é apenas a segunda principal causa de morte evitável no país (atrás apenas do tabagismo), mas também leva a outros problemas graves de saúde, incluindo um risco aumentado de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardíacas, acidentes cerebrovasculares, câncer, apneia do sono e doenças hepáticas.
Embora muitos façam (e muitas vezes não cumpram) resoluções de Ano Novo sobre exercícios e metas de perda de peso, o pesquisador Mansoo Yu, da Universidade de Missouri, concluiu que as intervenções on-line são mais prováveis de levarem à perda e manutenção de peso a longo prazo. Yu descobriu que o aconselhamento com profissionais de saúde e o apoio social de outros usuários são as duas características mais benéficas dos programas on-line de perda de peso para adultos de meia-idade (de 35 a 55 anos) obesos ou com sobrepeso.
As descobertas podem ajudar o público a escolher entre o número aparentemente infinito de intervenções online para perda de peso disponíveis na era digital de hoje.
“Não existem apenas problemas de saúde física relacionados com a obesidade, mas as pessoas com obesidade também correm maior risco de problemas de saúde mental, como depressão, baixa autoestima e isolamento social”, disse Mansoo Yu, professor da Faculdade de Saúde. UM. Ciências. "Minha pesquisa se concentra na interseção entre serviço social e saúde pública, e meu objetivo é ajudar as pessoas a terem vidas mais felizes e saudáveis."
Não faça isso sozinho
No estudo, Yu colaborou com Kyung Jung Han, um ex-aluno de doutorado da MU que é professor associado da California State University, Bakersfield. A dupla examinou 20 anos de pesquisas publicadas sobre o tema de várias intervenções online destinadas a ajudar pessoas com obesidade a perder peso. Eles identificaram quais recursos online estavam associados à perda de peso mais significativa a longo prazo.
"As três categorias de intervenções on-line que avaliamos foram aquelas que forneciam apenas informações educacionais e ferramentas de automonitoramento, aquelas que tinham um recurso de 'bate-papo em grupo' on-line onde os participantes podiam compartilhar seu progresso com seus colegas e fazer amizade uns com os outros e, finalmente, aquelas que incluiu um conselheiro profissional de saúde que poderia responder a quaisquer perguntas dos participantes", disse Yu. “As intervenções com acesso ao apoio social de outros participantes ou conselheiros profissionais de saúde foram tão eficazes quanto as intervenções presenciais para perda de peso”.
Yu acrescentou que para as pessoas que vivem em áreas rurais, onde as taxas de obesidade são mais elevadas, as intervenções online podem proporcionar mais acessibilidade, flexibilidade e conveniência, bem como reduzir os tempos e custos de transporte.
“A chave é escolher a intervenção online com os recursos mais eficazes, como acesso ao apoio social de outros participantes e conselheiros profissionais de saúde”, disse Yu. “Nossa pesquisa, que levou oito anos para ser concluída, analisou 20 anos de pesquisas publicadas para fornecer à comunidade mais ampla as melhores recomendações baseadas em evidências.”
Para aqueles com propósito de Ano Novo relacionadas à perda de peso e mais exercícios, Yu recomendou as seguintes dicas:
1. Compartilhe sua resolução com amigos, familiares, outras pessoas importantes e colegas para aumentar a responsabilidade e o apoio social.
2. Programe algum tipo de atividade física em sua rotina diária.
3. Verifique com outras pessoas como estão indo suas resoluções e ofereça palavras de encorajamento.
4. Competir de maneira amigável com seus colegas para ver quem caminhou ou correu mais passos todos os dias.