Descobertas recentes

Revelando o potencial antibacteriano e antioxidante dos extratos de folhas de Hedera Helix

O estudo ressaltou as propriedades do extrato etanólico das folhas de H. helix

Artículos

/ Publicado el 26 de diciembre de 2023

Introdução

Hedera helix L., pertencente à família Araliaceae, é uma planta reconhecida por suas propriedades medicinais. Por isso, Qabaha e colaboradores (2023) investigaram o potencial do extrato etanólico das folhas de H. helix, analisando seu teor total de polifenóis e flavonoides, bem como suas propriedades antioxidantes e capacidade antibacteriana. O estudo teve como objetivo avaliar o potencial desse extrato no controle de infecções, examinando sua atividade contra certas bactérias patogênicas selecionadas.

Métodos

Os níveis de polifenóis totais e flavonoides no extrato foram determinados por métodos colorimétricos. Para avaliar a atividade antioxidante, foram utilizados dois métodos: o teste de captura de radicais livres 1,1-difenil-2-picril hidrazil (DPPH) e o exame do poder redutor férrico (FRAP). Quanto à atividade antibacteriana, o estudo examinou a ação contra várias bactérias patogênicas, como Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa, usando o método de difusão em poços.

Resultados

O conteúdo total de fenólicos e flavonóides do extrato H. Helix foi de 134,3 ± 4,9 de ácido gálico/g e 42,4 ± 3,6mg de catequina/g, respectivamente. O extrato exibiu atividade antioxidante, com poder redutor representado por um valor de FRAP de 9,5 ± 0,9 mmol Fe+2/g OS e uma porcentagem de inibição de DPPH de 64,7 ± 3,8 a 80 µg/mL.

O extrato exibiu atividade antibacteriana ao inibir o crescimento de K. pneumoniae e S. aureus, resultando em zonas de inibição de 18,5 mm e 23,2 mm, respectivamente, quando utilizados 25mg por poço. No entanto, foi observada resistência do extrato em relação à E. coli e P. aeruginosa.

Conclusão

Os resultados ressaltaram as propriedades antibacterianas e antioxidantes do extrato etanólico das folhas de H. helix. Apresentou níveis significativos de compostos fenólicos e flavonoides, além de exibir atividade antioxidante. Adicionalmente, demonstrou eficácia antibacteriana contra bactérias patogênicas selecionadas, sugerindo seu potencial no controle de certas infecções. No entanto, ainda é necessário realizar mais pesquisas para identificar os compostos ativos responsáveis por essas propriedades e compreender os mecanismos subjacentes a essas ações.