Ação |
A Food and Drug Administration dos EUA aprovou a solução de bloqueio de cateter (CLS) Defencath (taurolidina e heparina) para reduzir infecções da corrente sanguínea relacionadas ao cateter em pacientes adultos com insuficiência renal que estão recebendo hemodiálise crônica (HD) através de um cateter venoso central (CVC). Defencath é indicado nesta população limitada e específica de pacientes.
Defencath CLS está disponível como uma solução estéril, sem conservantes, transparente e de base aquosa em dosagens de 3ml e 5ml. Detalhes adicionais sobre dosagem e administração estão detalhados nas informações de prescrição.
Doença ou condição |
A insuficiência renal resulta na incapacidade dos rins de excretar resíduos e água extra do corpo. Para substituir a função renal, os pacientes com insuficiência renal devem adotar uma opção de tratamento que inclua hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.
A hemodiálise é um tratamento para filtrar resíduos e água extra do sangue. Pacientes em hemodiálise costumam usar um cateter para o processo de filtração, o que pode levar ao risco de infecção da corrente sanguínea. Reduzir o risco de infecção microbiana através do cateter do paciente pode reduzir o risco de infecções da corrente sanguínea.
Eficácia |
Defencath foi estudado em um único ensaio clínico de fase 3, randomizado e controlado por ativos. Neste ensaio, o Defencath atrasou o tempo necessário para adquirir uma infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter (ICSRC). Defencath demonstrou uma redução de risco de 71% em CRBSIs versus o braço comparador de heparina (intervalo de confiança de 95% para redução de risco: 38% a 86%; valor de p = 0,0006).
Informação de Segurança |
Defencath destina-se ao uso apenas como solução de bloqueio de cateter e não se destina a ser injetado no corpo ou usado como produto de lavagem de bloqueio de cateter. Cada frasco para injetáveis de dose única de Defencath foi projetado para uso em um único paciente como uma única instilação no CVC.
Defencath tem avisos para:
- Trombocitopenia induzida por heparina (HIT): HIT é uma reação adversa a medicamentos que pode causar coagulação em veias e artérias com risco de vida. A condição foi relatada em 0,3% dos pacientes que usaram heparina, um componente do Defencath, como solução de bloqueio de cateter no ensaio clínico. Se ocorrer HIT, interrompa o Defencath e inicie o tratamento médico apropriado.
- Reações de hipersensibilidade a medicamentos: foram relatadas reações de hipersensibilidade a medicamentos em 0,5% dos pacientes no ensaio clínico. Se ocorrer uma reação de hipersensibilidade, interrompa o Defencath e institua medidas de suporte apropriadas.
As reações adversas mais frequentemente notificadas foram mau funcionamento do cateter de hemodiálise, hemorragia/sangramento, náuseas, vómitos, tonturas, dor torácica músculo-esquelética e trombocitopenia.
Designação |
Este é o terceiro medicamento aprovado pela Limited Population Pathway for Antibacterial and Antifungal Drugs (LPAD), Defencath recebeu uma designação de produto para doenas infecciosas aceleradas e qualificadas.