O papel dos glicocorticoides sem evacuação cirúrgica no tratamento do hematoma subdural crônica não é claro.
Métodos |
Miah e colaboradores (2023) realizaram ensaio multicêntrico, aberto, controlado e de não inferioridade. Esse foi designado de forma randomizada a pacientes sintomáticos com hematoma subdural crônico em uma proporção de 1:1 a um curso de redução gradual de 19 dias com dexametasona ou drenagem com trepanação.
O desfecho primário foi o resultado funcional aos 3 meses depois da randomização, avaliado pela pontuação na escala de Rankin modificada (rango, 0 [sem sintomas] a 6 [morte]).
A não inferioridade foi definida por um limite inferior do intervalo de confiança de 95% da razão de possibilidade para um melhor resultado funcional com dexametasona do que com cirurgia de 0,9 ou mais.
Os desfechos secundários incluíram pontuações na escala de qualificação de Markwalder da gravidade dos sintomas e na Escala de resultados de Glasglow estendida.
Resultados |
De setembro de 2016 a fevereiro de 2021, foram inscritos 252 pacientes de uma amostra planejada de 420; 127 foram designados para o grupo de dexametasona e 125 para o grupo de cirurgia. A idade média dos pacientes foi de 74 anos e 77% eram homens.
O conselho de monitoramento de dados e segurança encerrou o estudo antecipadamente devido a preocupações sobre a segurança e os resultados no grupo da dexametasona.
A razão de probabilidade comum ajustada para uma pontuação mais baixa (melhor) na escala de Rankin modificada aos 3 meses com dexametasona do que com cirurgia foi de 0,55 (intervalo de confiança de 95%, 0,34 a 0,90), o que não demonstrou a não inferioridade da dexametasona. As pontuações na escala de classificação de Markwalder e na escala estendida de resultados de Glasgow geralmente apoiaram os resultados da análise primária.
Conclusões Em um ensaio que envolveu a pacientes com hematoma subdural crônico e que se interrompeu antes do tempo, encontrou-se que o tratamento com dexametasona não era inferior à drenagem mediante trepanação com respeito aos resultados funcionais e se associou com mais complicações e uma maior probabilidade de cirurgia posterior. |