Comparação com ácido hialurônico e nenhum tratamento

Injeções de esteroides pioram a artrite do joelho

Em comparação com os pacientes que receberam uma injeção de ácido hialurônico ou nenhum tratamento, os pacientes injetados com corticosteróides tiveram uma progressão significativamente maior da osteoartrite.

Aspectos importantes

  • Em comparação com os pacientes que receberam uma injeção de ácido hialurônico ou nenhum tratamento, os pacientes injetados com corticosteroides tiveram uma progressão significativamente maior da osteoartrite do joelho.
     
  • Em um estudo, as injeções de ácido hialurônico mostraram retardar a progressão da artrite do joelho, especificamente nas lesões da medula óssea.
     
  • Um segundo estudo descobriu que os pacientes que receberam injeções de corticosteroides tiveram um estreitamento significativamente maior do espaço articular medial.



CHICAGO - Dois estudos comparando injeções comumente usadas para aliviar a dor da osteoartrite do joelho descobriram que as injeções de corticosteroides estavam associadas à progressão da doença. Os resultados de ambos os estudos foram apresentados na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA).

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite, afetando 32,5 milhões de adultos nos Estados Unidos.

A osteoartrite do joelho é uma condição crônica, degenerativa e progressiva com uma incidência estimada de 800.000 pacientes por ano. Mais de 10% dos pacientes com osteoartrite do joelho procuram tratamento não invasivo para alívio da dor com injeções de corticosteroides ou ácido hialurônico.

Os investigadores de ambos os estudos escolheram coortes da Osteoarthritis Initiative, um estudo multicêntrico, longitudinal e observacional de quase 5.000 participantes com osteoartrite do joelho que está atualmente em seu 14º ano de acompanhamento.

No primeiro estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, incluíram 210 participantes da Osteoarthritis Initiative, 70 dos quais receberam injeções intra-articulares e um grupo de controle de 140 que não recebeu injeções durante um período de dois anos. Dos 70 pacientes que receberam injeções, 44 foram injetados com corticosteróides e 26 foram injetados com ácido hialurônico. Os grupos de tratamento e controle foram pareados por idade, sexo, índice de massa corporal, escores de dor e atividade física e gravidade da doença.

A ressonância magnética foi realizada em todos os pacientes no momento da injeção e dois anos antes e depois. As ressonâncias magnéticas foram avaliadas usando o Whole Organ MRI Score (WORMS), um sistema de classificação para osteoartrite do joelho que se concentra no menisco, medula óssea, cartilagem, derrame articular e lesões ligamentares. Os investigadores identificaram a progressão da osteoartrite comparando os escores de imagem dos exames de base e os exames de acompanhamento de dois anos.


Imagem: Articulação do joelho d eum paciente mostrando (A) defeitos severos da cartilagem e (B) articulação do joelho.

"Esta é a primeira comparação direta de injeções de corticosteroides e ácido hialurônico usando avaliação semiquantitativa de todo o órgão do joelho com ressonância magnética", disse Upasana Upadhyay Bharadwaj, M.D., investigador do Departamento de Radiologia da Universidade da Califórnia, San Francisco.

A análise estatística mostrou que as injeções de corticosteroides no joelho foram significativamente associadas à progressão geral da osteoartrite no joelho, especificamente no menisco lateral, na cartilagem lateral e na cartilagem medial.

As injeções de ácido hialurônico no joelho não foram significativamente associadas à progressão da osteoartrite do joelho. Comparado ao grupo controle, o grupo que recebeu injeções de ácido hialurônico apresentou diminuição da progressão da osteoartrite, especificamente nas lesões da medula óssea.

"Embora as injeções de corticosteroides e ácido hialurônico ajudem a aliviar a dor sintomática da osteoartrite do joelho, nossos resultados mostraram conclusivamente que os corticosteroides estão associados à progressão significativa da osteoartrite do joelho até dois anos após a injeção e devem ser administrados com cautela", Dr. Upadhyay disse Bharadwaj. "O ácido hialurônico, por outro lado, pode retardar a progressão da osteoartrite do joelho e aliviar os efeitos a longo prazo, oferecendo alívio sintomático".

No segundo estudo, pesquisadores da Rosalind Franklin University of Medicine and Science Chicago School of Medicine conduziram um estudo caso-controle comparando a progressão radiográfica da osteoartrite em pacientes que receberam injeções de corticosteroides e ácido hialurônico.

"Embora essas injeções forneçam a alguns pacientes alívio da dor a curto prazo, os efeitos das injeções na progressão da doença são desconhecidos", disse o pesquisador e estudante de medicina Azad Darbandi.

A equipe de Darbandi selecionou uma coorte de 150 pacientes com características basais semelhantes do banco de dados da Osteoarthritis Initiative, incluindo 50 pacientes que receberam injeções de corticosteroides, 50 que receberam injeções de ácido hialurônico e 50 que não receberam injeções por um período de 36 meses. Os grupos foram pareados por sexo, índice de massa corporal e achados de raios-X.

Os pacientes foram submetidos a imagens de raios-X do joelho no início do estudo e dois anos depois. Os pesquisadores analisaram as imagens de raios-X, incluindo estreitamento do espaço articular, formação de esporões ósseos e espessamento ósseo ao redor da cartilagem do joelho.

Em comparação com pacientes que receberam uma injeção de ácido hialurônico ou nenhum tratamento, os pacientes injetados com corticosteroides tiveram uma progressão significativamente maior da osteoartrite, incluindo estreitamento do espaço articular medial, uma marca registrada da doença.

"Embora os resultados de imagem para todos os pacientes tenham sido semelhantes no início do estudo, as características de imagem da osteoartrite foram piores dois anos depois em pacientes que receberam injeções de corticosteroides em comparação com pacientes que receberam injeções de ácido hialurônico ou sem injeções de ácido hialurônico", disse Darbandi. “Os resultados sugeriram que as injeções de ácido hialurônico devem ser mais exploradas para o tratamento dos sintomas da osteoartrite do joelho e que as injeções de esteroides devem ser usadas com mais cautela”.

“Conhecer os efeitos a longo prazo dessas injeções ajudará os pacientes e médicos com osteoartrite a tomar decisões mais informadas para controlar a doença e a dor que ela causa”, acrescentou o Dr. Upadhyay Bharadwaj.