A Europa tem uma das taxas de incidência de câncer de bexiga mais altas do mundo, mas a conscientização sobre a doença permanece assustadoramente baixa, de acordo com uma nova pesquisa da Associação Européia de Urologia (EAU). A pesquisa, que analisou o conhecimento sobre o câncer de bexiga e seus principais sintomas entre os adultos europeus, mostrou que quase 60% dos adultos europeus não estão familiarizados com o câncer de bexiga ou não sabem quão grave pode ser.
Os sintomas não são comumente reconhecidos:
Uma mudança na cor da urina ou sangue na urina é frequentemente o primeiro sinal de câncer de bexiga e deve levar a uma visita imediata a um médico ou profissional de saúde. No entanto, mais da metade (55%) dos entrevistados não sabia que uma mudança na cor da urina poderia ser uma indicação precoce de câncer de bexiga.
Um diagnóstico precoce de câncer de bexiga pode melhorar significativamente os resultados do tratamento.
Um dos primeiros sinais mais comuns de câncer de bexiga é a presença de sangue na urina. De acordo com a pesquisa, 75% dos adultos nem sempre verificam se há alteração na cor da urina e 22% raramente ou nunca verificam a urina.
Falta de vontade de procurar aconselhamento médico.
A nova pesquisa também mostrou que os adultos não estão dispostos a procurar orientação médica, mesmo que percebam sintomas. Vinte por cento dos participantes disseram que esperariam uma semana ou mais antes de falar com um médico ou profissional de saúde se notassem uma mudança na cor da urina de amarelo para laranja, rosa ou vermelho. A razão mais comum para não procurar aconselhamento médico era que as pessoas esperavam que melhorasse por conta própria.
O professor Arnulf Stenzl, secretário-geral eleito da EAU e chefe do departamento de urologia do University Hospital Tübingen (DE), especializado em câncer de bexiga: “No câncer de bexiga, detectá-lo precocemente é crucial, pois isso se traduz em melhores taxas de sobrevivência. Os pacientes diagnosticados no estágio 1 têm 80% de chance de sobrevida em 5 anos, em comparação com 40% no estágio 3. Os resultados de nossa pesquisa nos enviam uma mensagem muito preocupante de que há uma necessidade urgente de aumentar a educação pública para conscientizá-los sobre os sintomas do câncer de bexiga e conversar com um especialista, como um urologista. Isso ajudará a obter um diagnóstico mais precoce e reduzir as taxas de mortalidade”.
Sobre o câncer de bexiga e a Semana de Urologia 2022
O câncer de bexiga é o quinto câncer mais comum na Europa, afetando mais de 200.000 pessoas a cada ano. É causada por alterações nas células da bexiga e geralmente está relacionada à exposição a certos produtos químicos. Fumar, por exemplo, foi identificado como o maior fator de risco para câncer de bexiga. Os sintomas comuns geralmente estão relacionados à urina e incluem sangue na urina, alterações na cor da urina, dor ao urinar, micção frequente e muito mais.
O que é câncer de bexiga?
O câncer de bexiga é o crescimento de tecido anormal (tumor) na bexiga. Existem vários estágios de câncer de bexiga. Seu tratamento e experiência dependerão das características específicas do tumor (chamadas de "estadiamento" do tumor) e da experiência de sua equipe médica.
A função da bexiga
A bexiga urinária (referida como "a bexiga") é o órgão que coleta e armazena a urina produzida pelos rins. É uma bolsa elástica oca feita de tecido muscular que fica em cima dos músculos do assoalho pélvico. A bexiga se expande à medida que a urina é coletada dos rins antes de sair do corpo pela uretra.
Etapas da doença
Um tumor que cresce na cavidade central da bexiga sem crescer no tecido muscular da bexiga é chamado músculo não invasivo. Esses tumores são superficiais e representam um estágio inicial. Este é o tipo mais comum de câncer de bexiga. Na maioria dos casos, esses tumores não são agressivos e raramente se espalham para outros órgãos, portanto, geralmente não são letais; no entanto, podem recidivar (= recidiva) ou desenvolver características agressivas (= progressão).
À medida que o câncer cresce no músculo da bexiga e se espalha para os músculos circundantes, torna-se um câncer de bexiga músculo-invasivo. Este tipo de câncer tem maior chance de se espalhar para outras partes do corpo (doença metastática) e é mais difícil de tratar. Em alguns casos, pode ser fatal.
Se o câncer de bexiga se espalhar para outras partes do corpo, como gânglios linfáticos ou outros órgãos, é chamado de câncer de bexiga localmente avançado ou metastático. Nesta fase, a cura é improvável e o tratamento se limita a controlar a propagação da doença e reduzir os sintomas.
Sinais e sintomas do câncer de bexiga
Sangue na urina (hematúria) é o sintoma mais comum quando há um tumor na bexiga. Tumores no revestimento da bexiga (que não invadem os músculos) não causam dor na bexiga e geralmente não apresentam sintomas do trato urinário inferior (vontade de urinar, irritação).
Se o paciente tiver sintomas do trato urinário, como dor ao urinar ou necessidade de urinar com mais frequência, pode-se suspeitar de malignidade, especialmente se a infecção for descartada ou tratada e não reduzir os sintomas. O câncer de bexiga músculo-invasivo pode causar sintomas à medida que cresce no músculo da bexiga e se espalha para os músculos circundantes.
Sintomas como dor pélvica, dor no flanco, perda de peso ou sensação de massa na parte inferior do abdome podem estar presentes em alguns casos quando os tumores estão mais avançados.
Exame de bexiga
Quando o sangue é encontrado na urina, o próximo passo pode ser realizar uma cistoscopia para examinar a bexiga. Este é um procedimento no qual o médico olha para dentro do seu corpo com um cistoscópio inserido pela uretra.
Um cistoscópio é um tubo fino com uma câmera e uma luz na ponta. Essa visão interna permite que seu médico procure causas de sangramento ou anormalidades da bexiga e seu revestimento. O vídeo a seguir explica o procedimento com mais detalhes.
Durante a Semana de Urologia de 2022 (26 a 30 de setembro), a EAU enfoca a importância do diagnóstico precoce, levando a sério a presença de sangue na urina, pois geralmente é o primeiro indicador de câncer de bexiga. Para obter mais informações sobre a Semana de Urologia, visite http://urologyweek.org. Para obter mais informações sobre câncer de bexiga, consulte https://patients.uroweb.org/cancers/bladder-cancer.