Vibradores podem ter benefícios para saúde das mulheres, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Urology.
O estigma associado ao uso de vibradores e outros brinquedos sexuais está começando a desaparecer, embora para muitas pessoas ainda permaneçam tabu. No entanto, pesquisadores do Cendar-Sinai Medical Center revelaram que eles também podem trazer uma variedade de benefícios para a saúde.
No estudo, Dubinskaya e colaboradores (2022) revisaram a literatura atual sobre este tópico. Os resultados desta investigação foram apresentados na sexta-feira na Reunião Anual de 2022 da American Urological Association em Nova Orleans.
O objetivo do estudo foi analisar o efeito do uso do vibrador na função sexual, disfunção do assoalho pélvico e dor vulvar.
Para isso, realizaram uma revisão sistemática de vários bancos de dados médicos, procurando estudos sobre esse tema que incluíssem determinadas palavras-chave, como "vibrador" ou "brinquedo sexual". No total, identificaram 558 artigos contendo palavras-chave relevantes e, em seguida, reduziram esse número para 21 artigos que atendiam a todos os critérios para as questões que desejavam estudar.
Embora o número de estudos sobre o uso do vibrador e seu efeito na saúde do assoalho pélvico, função sexual e dor vulvar tenham sido relativamente limitados, de acordo com Dubinskaya, os poucos disponíveis mostraram uma "atitude positiva geral" em relação ao uso do vibrador entre as mulheres e uma aceitação dos médicos.
Além disso, os estudos mostraram um "efeito positivo" em várias áreas da saúde, incluindo melhoras na incontinência urinária e na força muscular do assoalho pélvico, além de aliviar a dor vulvar.
Além dos benefícios relatados, o uso reduz o tempo em que as mulheres levam para atingir o orgasmo, além de ajudar a alcançar orgasmos múltiplos, o que pode contribuir a redução do estresse e melhora na saúde sexual geral.
O estudo concluiu que os médicos deveriam prescrever o uso de vibradores como uma terapia adicional às pacientes, considerando-os como dispositivos terapêuticos.