Introdução |
Uma população desequilibrada de bactérias na pele pode desempenhar um papel importante na acne, de acordo com um pequeno novo estudo.
Até 85% das pessoas desenvolvem acne, uma doença dos folículos pilosos da pele, mas suas causas exatas não são claras. Há muito se suspeita de um tipo específico de bactéria, mas o estudo sugeriu que a presença ou ausência de uma cepa específica é menos importante do que o equilíbrio geral de bactérias na pele.
Compreender a comunidade bacteriana na pele é importante para desenvolver tratamentos personalizados.
Os pesquisadores analisaram o DNA de amostras de folículos capilares de 38 pessoas com acne e 34 sem a condição. Os pesquisadores então confirmaram suas descobertas com mais 10 voluntários.
Os resultados sugeriram "que a composição das bactérias nos folículos pode refletir, assim como influenciar, o estado da pele com acne ou pele saudável", disse Huiyuing Li, líder do e professora associada de farmacologia molecular e medicina da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).
A coautora do estudo, Emma Barnard, disse que entender a comunidade bacteriana na pele é importante para o desenvolvimento de tratamentos personalizados para a acne.
Mudando o equilíbrio para uma microbiota saudável |
“Em vez de matar todas as bactérias, incluindo as boas, precisamos nos concentrar em mudar o equilíbrio para uma microbiota saudável, visando bactérias ruins ou enriquecendo bactérias boas”, disse ele no comunicado à imprensa. Barnard é pesquisador do departamento de farmacologia molecular e médica da UCLA.
O estudo foi apresentado quarta-feira na reunião anual da Sociedade de Microbiologia, em Edimburgo, na Escócia. A pesquisa apresentada em reuniões médicas é considerada preliminar até ser publicada em um periódico revisado por pares.
Fonte: Microbiology Society