Variedades, semiologia e tratamento | 21 MAY 21

Neuropatias por compressão

Uma revisão focada nas neuropatias dos membros inferiores.
Autor/a: Michael P. Bowley, Christopher T. Doughty. Med Clin N Am (2018)
INDICE:  1. Página 1 | 2. Página 1
Página 1
Introdução

As neuropatias de compressão das extremidades inferiores podem ocorrer devido a condições benignas (por exemplo, alongamento do nervo fibular devido ao ajoelhamento prolongado) ou por problemas médicos extremos (por exemplo, compressão do nervo femoral após hemorragia retroperitoneal).

Assim, os sintomas e sinais de compressão nervosa podem ser encontrados em qualquer ambiente médico.

Dada a dor significativa, a perda de sensibilidade, a falta de coordenação, a fraqueza e a incapacidade funcional que podem resultar, esta condição pode ser tratada por internistas, médicos e cirurgiões, que estão familiarizados com a síndrome de compressão e aprisionamento do nervo.

Neuropatias por compressão das extremidades inferiores

> Neuropatia femoral

A neuropatia femoral é uma condição rara que se manifesta por fraca flexão do quadril e extensão do joelho, com perda sensorial, e envolve a parte anterior e medial da coxa e a parte inferior medial da perna.

O nervo femoral é formado dentro do músculo psoas a partir de porções das raízes nervosas L2, L3 e L4 para viajar para baixo entre o psoas e os músculos ilíacos, abaixo da fáscia ilíaca, no espaço retroperitoneal. A inervação motora dos músculos psoas e ilíacos vem do nervo femoral à medida que viaja pelo abdome.

O nervo então emerge na coxa à medida que passa profundamente pelo ligamento inguinal, lateralmente à artéria femoral. Aqui ele se divide em um ramo anterior, que fornece inervação motora para os músculos sartório e pectíneo, e informações sensoriais para a pele da parte anterior e medial da coxa. O outro ramo lateral fornece inervação motora ao quadríceps e então continua como o nervo safeno sensorial puro, proporcionando sensação à pele da parte inferior da perna medial.

Figura 1: A) Nervo femoral. O nervo femoral origina-se das raízes L2-L4 e emerge do músculo psoas; desce pela pelve na fáscia ilíaca para sair profundamente pelo ligamento inguinal, lateralmente à artéria femoral. Locais de compressão comuns: espaço retroperitoneal e na profundidade do ligamento inguinal. (B) O nervo femoral fornece sensação da coxa medial e anterior, e da parte inferior da perna medial (via nervo safeno). (De [A] Craig EJ, Clinchot DM Femoral Neuropathy. In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD, editores. Essentials of the Physical. Medicine and Rehabilitation. 3rd Edition. Philadelphia: Saunders; 2015, com permissão; [B] Kim DH, Hudson AR, Kline DG. Nervo femoral em: Kim DH, Hudson AR, Kline DG, editores. Atlas of Peripheral Nerve Surgery. 2ª edição. Filadélfia: Saunders; 2013, com permissão.)

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024