Inflamação e aterogênese | 12 SEP 20

Doença cardiovascular e doença inflamatória intestinal

O objetivo do presente estudo foi investigar qualquer possível efeito da carga inflamatória relacionada à DII no sistema cardiovascular
Autor/a: A. Mantaka, E. Tsoukali, M. Fragkaki y colaboradores Fuente: Eur J Gastroenterol Hepatol. 2020 Mayo;32(5):581-587 The role of coexisting cardiovascular disease on disease severity in patients with inflammatory bowel disease

Introdução

O papel da inflamação crônica como gatilho para doença cardiovascular aterosclerótica (DCV) em doenças autoimunes sistêmicas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso, está bem estabelecido.

A doença inflamatória intestinal (DII) que consiste na doença de Crohn (CD) e colite ulcerativa (CU) é caracterizada por uma recidiva de remissão crônica ou um curso contínuo levando a inflamação intestinal e sistêmica crônica.

Embora os marcadores subclínicos de DCV, incluindo mediadores inflamatórios como CRP, ou índices de disfunção endotelial, aumentem entre os pacientes com DII, nenhuma ligação forte entre DII e risco cardiovascular foi demonstrada até agora.

Estudos de coorte e uma meta-análise recente mostraram que fatores como idade, sexo e características clínicas, extensão da doença e atividade da doença podem estar envolvidos no desenvolvimento de DCV, mas faltam dados robustos.

A gravidade da doença reflete a carga geral da doença a partir do diagnóstico de DII, incluindo o impacto da doença nos sintomas e nas atividades diárias do paciente, fadiga, vida social e profissional e também uso de esteroides ou agentes biológicos, ressecções intestinais e hospitalizações.

 

Comentarios

Usted debe ingresar al sitio con su cuenta de usuario IntraMed para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión. Si ya tiene una cuenta IntraMed o desea registrase, ingrese aquí

Contenidos relacionados
Los editores le recomiendan continuar con las siguientes lecturas:
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2021