São frequentes | 30 JUN 20

Achados oculares de pacientes com COVID-19 na província de Hubei, China

Esses dados podem ajudar os oftalmologistas e outros a compreender as manifestações oculares da COVID-19
Autor/a: Ping Wu, MD; Fang Duan, MD; Chunhua Luo, MD; et al Fuente: JAMA Ophthalmol. Published online March 31, 2020. doi:10.1001/jamaophthalmol.2020.1291  Characteristics of Ocular Findings of Patients With Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in Hubei Province, China

Pontos chave

Questão

Quais são as manifestações oculares e a prevalência viral conjuntival em pacientes da província de Hubei, na China, com doença por coronavírus 2019 (COVID-19)?

Constatações

Nesta série de casos, que inclui 38 pacientes com COVID-19, 12 pacientes apresentavam manifestações oculares, como epífora, congestão conjuntival ou quemose, e essas ocorriam geralmente em pacientes com manifestações sistêmicas mais graves.

Os resultados da reação em cadeia da polimerase com transcriptase reversa foram positivos para coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave em 28 swabs nasofaríngeos e 2 swabs conjuntivais, e mudanças mais significativas apareceram nos valores dos exames de sangue em pacientes com anormalidades oculares.

Significado Estes dados podem ajudar os oftalmologistas e outros a entender as manifestações oculares do COVID-19, melhorando assim o diagnóstico e a prevenção da transmissão da doença.

Resumo

Importância

Embora o surto da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) tenha resultado em mais de 100.000 pessoas infectadas na China e no mundo, há poucos relatos da associação do coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV- 2) com as anomalias oculares. O entendimento das manifestações oculares de pacientes com COVID-19 por oftalmologistas e outros pode facilitar o diagnóstico e a prevenção da transmissão da doença.

Objetivo

Investigar as manifestações oculares e a prevalência viral na conjuntiva de pacientes com COVID-19.

Desenho, ambiente e participantes

Nesta série de casos, os pacientes com COVID-19 tratados de 9 a 15 de fevereiro de 2020 em um centro hospitalar na província de Hubei, na China, foram rastreados retrospectivamente quanto a manifestações oculares.

Durante o período de tratamento, os sinais e sintomas oculares foram observados e analisados, bem como os resultados de exames de sangue e reação da transcriptase reversa seguida de reação em cadeia  da polimerase (RT-PCR) de swabs nasofaríngeos e conjuntivais para SARS-CoV-2.

Principais resultados e medidas

Sinais e sintomas oculares, bem como resultados de exames de sangue e RT-PCR para SARS-CoV-2.

Resultados

Dos 38 pacientes incluídos no COVID-19 clinicamente confirmado, 25 (65,8%) eram do sexo masculino e a idade média (DP) foi de 65,8 (16,6) anos. Entre eles, 28 pacientes (73,7%) apresentaram resultados positivos para COVID-19 na RT-PCR de swabs nasofaríngeos e, destes, 2 pacientes (5,2%) apresentaram resultados positivos para SARS-CoV-2 em sua conjuntiva e nasofaringe.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

Contenidos relacionados
Los editores le recomiendan continuar con las siguientes lecturas:
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2021