Eles fornecem suporte social para seus proprietários | 20 DIC 21

Heróis anônimos da pandemia: os cães

Ter um cachorro pode ter dado às pessoas um senso mais forte de apoio social.

 

Resumo

Os principais eventos da vida, como a pandemia COVID-19, afetam a saúde psicológica e fisiológica. O apoio social, ou a falta dele, pode modular esses efeitos. O contexto da pandemia COVID-19 ofereceu uma oportunidade única para entender melhor como os cães podem fornecer suporte social aos seus donos e atenuar os sintomas intensificados de estresse, ansiedade e depressão e contribuir para a felicidade durante uma grande crise global.

Os participantes (768 proprietários de cães e 767 proprietários de cães em potencial) responderam a uma pesquisa online, que incluiu escalas psicométricas validadas de depressão, ansiedade, felicidade, atitude e compromisso com o animal de estimação e suporte social percebido. Potenciais proprietários de cães domésticos foram definidos como pessoas que não possuíam um cão no momento da pesquisa, mas que estariam muito ou extremamente interessadas em ter um no futuro.

Os donos de cães relataram ter muito mais apoio social disponível do que os donos de cães em potencial, e suas pontuações de depressão também foram mais baixas, em comparação com os donos de cães em potencial. Não houve diferenças nas pontuações de ansiedade e felicidade entre os dois grupos. Os donos de cães tiveram uma atitude e um compromisso significativamente mais positivos com os animais de estimação.

Em conjunto, os resultados sugeriram que ter um cão pode ter proporcionado às pessoas um senso mais forte de apoio social, o que, por sua vez, pode ter ajudado a amortecer alguns dos impactos psicológicos negativos causados ​​pela pandemia da COVID. Os donos de cães tiveram uma atitude e um compromisso significativamente mais positivos com os animais de estimação.

Introdução

Em todo o mundo, os impactos socioeconômicos da pandemia COVID-19 foram amplos. Os governos emitiram políticas de quarentena e distanciamento social, bem como medidas de bloqueio para mitigar a transmissão da doença. Nos Estados Unidos, não houve uma resposta federal unificada ou executável, mas o governo federal emitiu uma série de recomendações de saúde pública destinadas a prevenir a transmissão de SARS-CoV-2 (por exemplo, distanciamento social, uso de máscaras, voluntário temporário em confinamento nacional na primavera de 2020).

O desemprego e a redução dos gastos do consumidor contribuíram para a desaceleração econômica. Esses fatores socioeconômicos têm levado a níveis mais elevados de solidão e declínio social. A interrupção prolongada e significativa na vida diária das pessoas causada pela pandemia aumentou os níveis de estresse, ansiedade, solidão e depressão para muitos.

Os principais eventos da vida, como a pandemia COVID-19, afetam a saúde psicológica e fisiológica. O apoio social, ou a falta dele, pode modular esses efeitos.

O apoio social é definido como o resultado de um ou mais dos seguintes: 1) sensação de ser cuidado; 2) a crença de que se é amado, estimado e valorizado e 3) o sentimento de pertencer a uma rede recíproca. Dentro dessa estrutura reside o conceito de que o apoio social fornece proteção contra estados de doença e acelera a recuperação da doença, agindo como um amortecedor em tempos de crise. Estudos empíricos que exploraram o apoio social das pessoas encontraram uma ligação positiva entre o apoio social adequado e os resultados de saúde mental. Por sua vez, a falta de apoio social tem sido associada a impactos negativos no bem-estar das pessoas.

Aplicar o conceito de apoio social às relações entre humanos e animais é uma extensão lógica. Ao descrever os benefícios de ter um animal de estimação, as pessoas costumam mencionar o apoio emocional e a auto-estima que advém do relacionamento. Animais de estimação fornecem estabilidade emocional e afeto durante eventos estressantes, como divórcio ou luto. Os animais de estimação são vistos como sempre disponíveis, previsíveis em suas respostas e sem julgamentos. Além disso, são considerados dependentes e afetuosos com seus donos com amor incondicional.

Animais de estimação fornecem conforto tátil e distração recreativa de preocupações. Ao contrário de outras interações sociais, geralmente não são necessárias habilidades sociais especiais para obter uma resposta positiva de um animal de estimação. As reações dos animais de estimação não são baseadas em quem a pessoa é ou em sua competência social, proporcionando um nível de segurança e alívio não tipicamente experimentado em outras interações sociais de pessoa para pessoa.

Evidências anteriores sugerem que os cães domésticos, em particular, podem fornecer suporte social aos humanos, ajudando a melhorar os estados afetivos positivos e a diminuir a tristeza, a ansiedade e a solidão. No entanto, nem todos os estudos relataram efeitos positivos dos cães no bem-estar de seus donos. Na verdade, alguns estudos descobriram que ter um cachorro pode aumentar os níveis de estresse do dono. Resultados mistos indicados por pesquisas até o momento revelam uma lacuna no conhecimento sobre quando e como ter um cão como animal de estimação contribui para um maior bem-estar entre os donos.

Discussão

O estudo adiciona ao corpo emergente da literatura sobre a interação humano-animal durante a pandemia COVID-19, quantificando os benefícios potenciais dos animais de estimação na saúde psicológica e no bem-estar humano. Os resultados mostraram que os donos de cães tiveram pontuações de depressão significativamente mais baixos do que os proprietários de cães, mas os dois grupos tiveram pontuações semelhantes de ansiedade e felicidade.

Além disso, os donos de cães mostraram uma atitude significativamente mais positiva e maior comprometimento com os animais de estimação do que os donos em potencial. Os donos de cães também relataram um grau significativamente maior de apoio social percebido. Em conjunto, os resultados sugeriram que ter um cão pode ter proporcionado às pessoas um senso mais forte de apoio social, o que, por sua vez, pode ter ajudado a amortecer alguns dos impactos psicológicos negativos causados ​​pela pandemia de COVID.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024