Relatório de registro nacional sueco | 06 SEP 21

Resultado da cirurgia de catarata em olhos com retinopatia diabética

Dificuldades intraoperatórias são quase duas vezes mais comuns
Autor/a: Lucas Ridderskär, Per Montan, Maria Kugelberg, Ingela Nilsson, et al. Outcome of cataract surgery in eyes with diabetic retinopathy: a Swedish national cataract register report

Resultado da cirurgia de catarata em olhos com retinopatia diabética: relatório do registro nacional de catarata da Suécia

Introdução

A cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais comum na Suécia e em todo o mundo, com cerca de 130.000 cirurgias por ano somente na Suécia (Behndig 2018). A taxa de olhos sem eventos adversos pós-operatórios graves é de aproximadamente 99,5% e o risco de complicações graves tem diminuído constantemente devido às novas técnicas (Stein et al. 2011).

O risco de complicações é relativamente baixo; no entanto, podem ocorrer complicações que ameacem a visão e o número de pacientes afetados é considerável devido aos altos volumes de cirurgia.

Idade avançada e fatores hereditários são os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de catarata. Globalmente, o gênero feminino está associado a uma maior prevalência de opacidades do cristalino e cegueira ou deficiência visual devido à catarata. Além disso, medicamentos como esteroides, bem como várias doenças oculares e sistêmicas, incluindo diabetes mellitus, estão associadas a um risco aumentado de catarata.

Em 2013, 382 milhões de pessoas em todo o mundo tiveram diagnóstico de diabetes, um número que deve aumentar para cerca de 592 milhões até 2035.

A prevalência de catarata é maior entre pacientes com diabetes e eles tendem a ser diagnosticados com catarata mais cedo.

Objetivo

Analisar se os pacientes com retinopatia diabética (RD) submetidos à cirurgia de catarata diferem no resultado de pacientes sem RD em termos de acuidade visual corrigida (AVC), desvio refrativo alvo, dificuldades intraoperatórias e risco de complicações.

Métodos

Um estudo baseado em registros do Registro Nacional de Catarata da Suécia (NCR) durante os anos de 2015-2017 que incluiu 358.040 procedimentos de catarata. Pacientes com outra patologia ocular além de catarata e RD foram omitidos da análise dos resultados.

Resultados

Retinopatia diabética foi relatada em 13.724 de todos os olhos (3,8%). A AVC pré-operatória foi significativamente pior em pacientes com RD do que em pacientes sem RD, 0,54 ± 0,33 em comparação com 0,40 ± 0,27 (logMAR, média ± DP, p <0,001).

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024