Características e prevenção | 22 JUL 21

Os efeitos do envelhecimento da pele variam de acordo com a etnia

A melanina é a principal diferença entre os tipos de pele clara e escura
Autor/a: Samantha Venkatesh, Mayra B.C. Maymone, MD, DS, Neelam A. Vashi, MD  Fuente: Clinics in Dermatology. doi:10.1016/j.clindermatol.2019.04.010  Aging in skin of color

A população dos Estados Unidos deverá envelhecer, com estimativas indicando que, em 2030, quase 40% dos americanos terão mais de 65 anos.

Como as pessoas vivem mais, sua pele não apenas envelhece cronológica ou biologicamente, mas também fica exposta a fatores ambientais, como a luz solar, que pode causar danos à pele relacionados ao envelhecimento.

Neelam Vashi, MD, diretor do Center for Ethnic Skin do Boston Medical Center, publicou um artigo de revisão na Clinics in Dermatology que examina como o envelhecimento se apresenta nos pacientes e as diferenças que são atribuídas ao tipo de pele, exposições e fatores genéticos.

Para a revisão, os pesquisadores examinaram 41 artigos publicados revisados ​​por pares entre 1970 e 2018 que se concentravam no envelhecimento da pele étnica via PubMed.

Os dados incluídos nos artigos mostram que todos os tipos de pele apresentam sinais de danos decorrentes da exposição aos raios ultravioleta do sol, incluindo descoloração da pele, perda de colágeno e/ou câncer de pele.

Alguns resultados principais da revisão:

  • A melanina é uma diferença fundamental entre os tipos de pele clara e escura.
  • Pacientes negros têm maior probabilidade de apresentar alterações de pigmentação (discromia).
  • As principais diferenças nos fibroblastos (células que promovem a cicatrização de feridas e a produção de colágeno) são responsáveis ​​pelo aumento da espessura da pele de pacientes afro-americanos, resultando em rugas que aparecem vários anos mais tarde do que suas contrapartes brancas.
  • Pacientes de ascendência oriental têm maior probabilidade de apresentar hiperpigmentação, mas as rugas não se formam tão cedo no processo de envelhecimento.
  • Pacientes de ascendência hispânica também apresentam menos rugas no início do processo de envelhecimento.
  • Pacientes de ascendência caucasiana (descendentes de europeus, norte-africanos e do sudoeste asiático) têm mais frequentemente pele mais fina e rugas, perda de elasticidade da pele e volume labial reduzido.

"O envelhecimento é inevitável e cada pessoa terá uma experiência única de como sua pele muda à medida que envelhece", disse Vashi, que também é professor associado de dermatologia na Escola de Medicina da Universidade de Boston.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024