Marcador de alto risco | 08 ABR 21

Retinopatia vinculada a AVC, demência e mortalidade

Observa-se uma relação entre a gravidade da retinopatia e a mortalidade.

 

Aspectos destacados da investigação:

  • Em uma grande pesquisa nacional, as pessoas com danos na retina eram mais propensas a ter um derrame ou demência.
  • Quanto mais severo era o dano na retina, havia mais probabilidade de que os participantes morreriam na próxima década.
  • As descobertas levantaram a possibilidade de que exames de retina podem ajudar a identificar pessoas com maior risco de acidente vascular cerebral ou demência, para que o cuidado preventivo possa ser oferecido.

Imagens da retina podem algum dia proporcionar sinais de advertência de que uma pessoa tem risco aumentado de acidente vascular cerebral (AVC) e demência, tomando possível a ação preventiva, de acordo com a pesquisa preliminar a ser apresentada na American Stroke Associaton – International Stroke Conference 2021. Essa conferência é um encontro virtual mundial para pesquisadores e médicos dedicados a saúde do cérebro e ao derrame.

Estudos demonstraram que pessoas com retinopatia grave, dano a retina tornando-a sensível a luz, tem maior probabilidade de um cérebro de aparência doente na ressonância magnética (MRI).

” A retina é uma janela ao cérebro”, disse Michelle P. Lin, M.D, M.P.H., autora principal do estudo e neurologista da Mayo Clinic Jacksonville em Jacksonville, Flórida. “ Uma foto da retina mostrando uma visão ampliada da parte posterior do olho incluindo a retina e o nervo óptico é mais rápida e barata do que realizar uma ressonância magnética, por isso perguntamos se poderia ser uma boa ferramenta de triagem para ver quem poderia se beneficiar de um encaminhamento a um neurologista para uma MRI.”

Além do consultório do oftalmologista, as fotos da retina podem ser tiradas com uma câmera de smartphone ou com um adaptador de smartphone, como o Lin.

Neste estudo, os investigadores examinaram a associação da retinopatia com o AVC, a demência e o risco de morte em 5.543 adultos (com idade média de 56 anos) que participaram do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) dos Estados Unidos da América entre 2005 e 2008.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024