Resultados preliminares encorajadores da China | 11 ABR 20

Terapia com plasma convalescente em COVID-19 grave

Resultados de 10 casos graves de adultos tratados na China
Autor/a: View ORCID ProfileKai Duan, Bende Liu, Cesheng Li, View ORCID ProfileHuajun Zhang, Ting Yu, View ORCID ProfileJieming Qu, View ORCID ProfileMin Zhou, et al. Effectiveness of convalescent plasma therapy in severe COVID-19 patients

Significado

Atualmente, o COVID-19 é uma grande ameaça à saúde global. No entanto, não existem agentes antivirais específicos disponíveis para o tratamento. Neste trabalho, exploramos a viabilidade da transfusão de plasma convalescente (PC) para resgatar pacientes críticos.

Resultados de 10 casos adultos graves mostraram que uma dose (200 ml) de PC foi bem tolerada e poderia aumentar ou manter significativamente os anticorpos neutralizantes em um nível alto, levando ao desaparecimento da viremia em 7 dias.

Enquanto isso, os sintomas clínicos e os critérios paraclínicos melhoraram rapidamente em 3 dias. O exame radiológico mostrou graus variados de absorção das lesões pulmonares em 7 dias.

Esses resultados indicam que o PC pode servir como uma opção de resgate promissora para COVID-19 grave, enquanto o estudo randomizado é necessário.

Introdução

Desde dezembro de 2019, uma pneumonia associada ao coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), chamada doença do coronavírus 2019 (COVID-19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), surgiu em Wuhan, China. 

A epidemia se espalhou rapidamente em todo o mundo em 3 meses e foi caracterizada pela OMS como uma pandemia em 11 de março de 2020. Em 12 de março de 2020, um total de 80.980 casos confirmados e 3.173 mortes foram relatados na China. Enquanto isso, 43.377 casos confirmados e 1.446 mortes foram relatados em 108 outros países ou regiões.

Atualmente, não existem agentes antivirais específicos aprovados para o novo vírus, enquanto alguns medicamentos ainda estão sob investigação, incluindo remdesivir e lopinavir / ritonavir. Embora tenha sido relatado que o remdesivir tem um possível efeito antiviral em um paciente com COVID-19 dos Estados Unidos, estão sendo realizados ensaios clínicos randomizados desse medicamento para determinar sua segurança e eficácia.

Além disso, o tratamento com corticosteroides para lesão pulmonar por COVID-19 permanece controverso, devido ao atraso na eliminação da infecção viral e complicações. Como a vacina eficaz e os medicamentos antivirais específicos não estão disponíveis, é urgentemente necessário buscar uma estratégia alternativa para o tratamento com COVID-19, especialmente entre pacientes graves.

A terapia por plasma convalescente (PC), uma imunoterapia adaptativa clássica, tem sido aplicada à prevenção e tratamento de muitas doenças infecciosas há mais de um século. Nas últimas duas décadas, a terapia com PC tem sido usada com sucesso no tratamento da SARS, MERS e da pandemia H1N1 de 2009 com eficácia e segurança satisfatórias.

Uma meta-análise de 32 estudos de infecção por coronavírus por SARS e influenza grave mostrou uma redução estatisticamente significativa nas chances de mortalidade combinadas após a terapia com PC, em comparação com placebo ou sem terapia (odds ratio, 0,25; intervalo de confiança de 95 %, 0,14-0,45). No entanto, a terapia com PC não foi capaz de melhorar significativamente a sobrevida na doença pelo vírus Ebola , provavelmente devido à ausência de dados de titulação de anticorpos neutralizantes para análise estratificada.

Como as características virológicas e clínicas compartilham semelhanças entre SARS, Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e COVID-19, a terapia com PC pode ser uma opção de tratamento promissor para o resgate de COVID-19 (16). Pacientes que se recuperaram do COVID-19 com um título de anticorpos altamente neutralizante podem ser uma fonte valiosa de doadores de PC.

No entanto, o potencial benefício clínico e risco de produtos sangüíneos convalescentes no COVID-19 permanece incerto. Portanto, realizamos este estudo piloto em três hospitais participantes para explorar a viabilidade do tratamento da PC em 10 pacientes graves com COVID-19.

Métodos

Uma transfusão de 200 ml de plasma convalescente (PC) derivado de doadores recuperados recentemente com títulos de anticorpos neutralizantes maiores que 1: 640 foi transfundida em pacientes como uma adição ao máximo de suporte e agentes antivirais.

  • objetivo principal era a segurança da transfusão de PC.
     
  • Os segundos pontos finais foram a melhora dos sintomas clínicos e dos parâmetros laboratoriais dentro de 3 dias após a transfusão de PC.

O tempo médio desde o início da doença até a transfusão de PC foi de 16,5 dias. Após a transfusão de PC, o nível de anticorpos neutralizantes aumentou rapidamente para 1: 640 em cinco casos, enquanto o dos outros quatro casos permaneceu em um nível alto (1: 640).

Resultados

Os sintomas clínicos melhoraram significativamente juntamente com o aumento da saturação da oxihemoglobina em 3 dias.

Vários parâmetros tenderam a melhorar em comparação à pré-transfusão, incluindo aumento da contagem de linfócitos (0,65 × 109 / L vs. 0,76 × 109 / L) e diminuição da proteína C-reativa (55,98 mg / L vs. 18,13 mg / L).

Os exames radiológicos mostraram graus variados de absorção das lesões pulmonares em 7 dias. A carga viral foi indetectável após a transfusão em sete pacientes com viremia prévia.

Não foram observados efeitos adversos graves.

Este estudo mostrou que a terapia com PC foi bem tolerada e poderia melhorar os resultados clínicos, neutralizando a viremia em casos graves de COVID-19. A dose e o ponto de tempo ideais, bem como o benefício clínico da terapia com PC, precisam de mais pesquisas em estudos maiores e bem controlados.

Alterações dinâmicas dos parâmetros laboratoriais em todos os pacientes. A linha horizontal pontilhada representa o intervalo de valores de referência. SaO2, saturação de oxihemoglobina; TBIL, bilirrubina total; ALT, alanina aminotransferase; AST, aspartato aminotransferase; Linfócitos.


Discussão

Nosso estudo explora a viabilidade da terapia com PC no COVID-19. Todos os pacientes com COVID-19 grave alcançaram resultados primários e secundários. Uma dose de transfusão de 200 ml de PC foi bem tolerada, enquanto os sintomas clínicos melhoraram significativamente com o aumento da saturação da oxihemoglobina ao longo de 3 dias, acompanhados por uma rápida neutralização da viremia.

pneumonia grave causada pelo coronavírus humano é caracterizada por uma rápida replicação viral, massa inflamatória de infiltração celular e citocinas, elevação pró-inflamatória ou tempestade de citocinas nos alvéolos dos pulmões, resultando em lesão pulmonar aguda e síndrome do desconforto respiratório agudo. (SDRA).

Estudos recentes sobre COVID-19 mostraram que a contagem de linfócitos no sangue periférico diminuiu acentuadamente e os níveis plasmáticos de citocinas em pacientes que necessitam de apoio da unidade de terapia intensiva (UTI), incluindo IL-6, IL-10, TNF e fator estimulador de colônias de granulócitos e macrófagos foram significativamente maiores do que naqueles que não necessitaram de cuidados na UTI.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024