Hospital Odontológico da UBA | 23 JUN 20

Biossegurança odontológica em tempos de pandemia

O atendimento odontológico é uma das tarefas médicas com maior risco de contágio

O UBA Dental Hospital continua em operação, mas seguindo as regras e protocolos atuais que são explicados em detalhes no Guia Geral de Biossegurança da Faculdade. O reitor Pablo Alejandro Rodríguez destaca que apenas "consultas odontológicas consideradas emergências são atendidas, para evitar procedimentos desnecessários que expõem não apenas o profissional da área odontológica, mas também auxiliares e pacientes".

O atendimento odontológico é uma das tarefas médicas com maior risco de contágio

A cavidade bucal é a principal fonte de infecção no consultório odontológico, os profissionais trabalham nela e nos tecidos que a circundam e, por razões óbvias, ao trabalhar, eles têm uma distância geralmente inferior ao medidor recomendado.

O UBA Dental Hospital atende mais de 200.000 pacientes anualmente e realiza quase 300.000 consultórios. O que acontece agora? Como está funcionando? Conversamos com o reitor da Faculdade de Odontologia, Dr. Pablo Alejandro Rodríguez.

Que protocolo a Faculdade segue em termos de atendimento odontológico?

O "controle de infecção" na prática odontológica segue as Normas e Protocolos atuais, explicados em detalhes no Guia Geral de Biossegurança da Faculdade, e aos quais foram incorporadas algumas recomendações adaptadas ao momento epidemiológico mundial em que vivemos. que estão em constante revisão e atualização.

Com relação ao atendimento ao paciente, devem ser realizadas apenas consultas odontológicas consideradas emergências , para evitar procedimentos desnecessários que exponham não apenas o profissional da área odontológica, mas também auxiliares e pacientes. Isso impediria a infecção cruzada.

No caso de ter que fazer uma consulta de emergência, o questionário anterior deve ser preparado (preferencialmente por telefone). Se o paciente estiver em posição de ser visto, ele está agendado para atendimento odontológico. Caso contrário, é encaminhado ao Centro de Saúde que corresponde à sua jurisdição.

O profissional e o pessoal de saúde devem usar o ambiente odontológico somente dentro do ambiente clínico. É importante esclarecer que o dentista deve mudar no local de trabalho. Você não pode usar acessórios pessoais para cuidar: como anéis, relógios, pulseiras, pingentes, etc.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024