Dissociação entre a mecânica pulmonar e a gravidade da hipoxemia | 12 ABR 20

COVID-19: Síndrome do desconforto respiratório agudo atípica

Pacientes co pneumonia por Covid-19, que atendem os critérios de Berlim para SDRA, têm uma forma atípica da síndrome.
Autor/a: Luciano Gattinoni, Silvia Coppola, Massimo Cressoni, Mattia Busana, Sandra Rossi4, Davide Chiumello Fuente: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine https://doi.org/10.1164/rccm.202003-0817LE Covid-19 Does Not Lead to a “Typical” Acute Respiratory Distress Syndrome
INDICE:  1. Página 1 | 2. Referências bibliográficas
Página 1

Caro editor,

No norte da Itália, um número esmagador de pacientes com pneumonia Covid-19 e insuficiência respiratória aguda foi admitido em nossas Unidades de Terapia Intensiva.

A atenção está focada principalmente no aumento do número de leitos, ventiladores e intensivistas relacionados ao problema, enquanto a abordagem clínica para esses pacientes é geralmente aplicada à SDRA grave , ou seja, pressão expiratória positiva alta ( PEEP) e posicionamento de bruços.

No entanto, pacientes com pneumonia Covid-19, que atendem aos critérios de Berlim para SDRA, apresentam uma forma atípica da síndrome.

De fato, as principais características que estamos observando (confirmadas por colegas de outros hospitais) é a dissociação entre a mecânica pulmonar relativamente bem preservada e a gravidade da hipoxemia .

Conforme mostrado nos nossos 16 primeiros pacientes (Figura 1), a complacência do sistema respiratório de 50,2 ± 14,3 ml / cmH2O está associada a uma fração de derivação de 0,50 ± 0,11.

Uma discrepância tão ampla é praticamente nunca vista na maioria das formas de SDRA. Uma complacência relativamente alta indica um volume de gás pulmonar bem conservado nessa coorte de pacientes, em contraste marcante com as expectativas de SDRA grave.

Uma possível explicação para a hipoxemia grave que ocorre nos pulmões complacentes é a perda de regulação da perfusão pulmonar e vasoconstrição hipóxica.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024