Arritmias Ventriculares Letais | 19 ABR 20

Interações farmacológicas no QTc no tratamento exploratório COVID-19

Pacientes gravemente doentes geralmente apresentam comorbidades que podem aumentar o risco de arritmias graves.
INDICE:  1. Página 1 | 2. Página 1
Página 1

hidroxicloroquina e a azitromicina foram apontadas por sua possível profilaxia ou tratamento para a infecção COVID-19 (doença de coronavírus de 2019). Ambos os medicamentos estão listados como causas definitivas de torsade de pointes em crediblemeds.org .

Há relatos ocasionais de casos de hidroxicloroquina que prolongam o intervalo QT e causam torsade de pointes (1 -4) quando utilizados no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico.

Acredita-se que drogas antimaláricas profiláticas, como a hidroxicloroquina, atuem nos estágios de entrada e pós-entrada do SARS-CoV (coronavírus agudo grave associado à síndrome respiratória aguda) e SARS-CoV-2 (infecção grave da síndrome respiratória aguda). coronavírus 2), provavelmente através dos efeitos no pH endossômico e da subglicosilação resultante dos receptores da enzima conversora de angiotensina 2 necessários para a entrada viral. (5)

A azitromicina, um antibiótico amplamente utilizado, é cada vez mais reconhecida como causa rara de prolongamento do intervalo QT, (6,7) arritmias graves, 8,9 e aumento do risco de morte súbita10. Idade avançada e sexo feminino têm sido implicados como fatores de risco.

Curiosamente, a azitromicina também pode causar taquicardia ventricular polimórfica não dependente de pausa.(11,12) A perspectiva do FDA apoiou observações de que a administração de azitromicina deixa o paciente vulnerável ao prolongamento do intervalo QTc e à torsade de pointes. (13)

Estudos eletrofisiológicos básicos sugerem que ambos os medicamentos podem causar mecanismos de pró-arritmia e além do bloqueio IKr usual em casos de torsade de pointes. (14,15) O efeito da combinação desses agentes no QT ou o risco de arritmia não foi estudado. Existem dados muito limitados que avaliam a segurança da terapia combinada.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024