Efeitos em diversos tecidos | 16 ABR 24

Microplásticos Ambientais Ingressam No Corpo

Pesquisadores descobrem que microplásticos chegam a outros órgãos a partir do intestino
Autor/a: Marcus M. Garcia et al. Fuente: Environmental Health Perspectives (2024)  In Vivo Tissue Distribution of Polystyrene or Mixed Polymer Microspheres and Metabolomic Analysis after Oral Exposure in Mice
Distribuição tecidual in vivo de microesferas de poliestireno ou polímeros mistos e análise metabolômica após exposição oral em camundongos

A utilização global de plástico aumentou de forma constante ao longo do último século e atualmente são produzidos vários tipos diferentes de plástico. Muitos destes plásticos acabam nos oceanos ou em aterros, causando uma acumulação substancial de plásticos no ambiente. Os resíduos plásticos degradam-se lentamente em microplásticos (MPs), que podem ser inalados ou ingeridos por animais e humanos. Um crescente conjunto de evidências indica que eles podem atravessar a barreira intestinal e entrar na circulação linfática e sistêmica, causando seu acúmulo em tecidos como pulmões, fígado, rins e cérebro. Os impactos da exposição mista ao MP na função tecidual através do metabolismo permanecem amplamente inexplorados.

Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar os impactos das microesferas poliméricas no metabolismo tecidual em camundongos, avaliando a capacidade das microesferas de translocar a barreira intestinal e entrar na circulação sistêmica. Especificamente, foi examinado o acúmulo de microesferas em diferentes sistemas orgânicos, identificando alterações metabólicas dependentes da concentração e avaliando os efeitos da exposição mista de microesferas nos resultados de saúde.

Métodos

Para investigar o impacto das microesferas ingeridas nas vias metabólicas alvo, camundongos foram expostos a microesferas de poliestireno (µ) ou a uma mistura de microesferas poliméricas compostas de poliestireno (µ), polietileno (µ), e a biodegradabilidade e biocompatibilidade do plástico, poli- (ácido láctico-co-glicólico) (µ). As exposições foram realizadas duas vezes por semana durante 4 semanas na concentração de 0, 2 ou por sonda gástrica oral. Os tecidos foram coletados para examinar o influxo de microesferas e alterações nos metabólitos.

Resultados

Em camundongos que ingeriram microesferas, detectamos microesferas de poliestireno em tecidos distantes, incluindo cérebro, fígado e rins. Além disso, relatamos diferenças metabólicas que ocorreram no cólon, fígado e cérebro, que mostraram respostas diferenciais que dependiam da concentração e do tipo de exposição às microesferas.

Discussão

Este estudo utilizou um modelo de rato para fornecer informações críticas sobre os potenciais implicações para a saúde do problema generalizado da poluição plástica. Estas descobertas demonstraram que o poliestireno consumido por via oral ou as microesferas de polímeros mistos podem acumular-se em tecidos como o cérebro, o fígado e os rins. Além disso, este estudo destacou alterações metabólicas dependentes da concentração e específicas do tipo de polímero no cólon, fígado e cérebro após exposição a microesferas plásticas. Estes resultados sublinharam a mobilidade dentro e entre os tecidos biológicos das MPs após a exposição e enfatizaram a importância de compreender o seu impacto metabólico.

 

Imagem: Visualização da translocação sistêmica de microesferas de poliestireno. Visualização de microesferas de poliestireno ressuspensas de um pellet isolado em EtOH 100%. A seta preta indica microesferas de poliestireno. Crédito: Perspectivas de Saúde Ambiental (2024). DOI: 10.1289/EHP13435


Comentários (Medical Xpress)

Isso está acontecendo todos os dias. Da nossa água, dos nossos alimentos e até do ar que respiramos, pequenas partículas de plástico chegam a muitas partes do nosso corpo.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024