Tecnologia na saúde | 13 ABR 24

Avançando no atendimento ao paciente

Como a inteligência artificial está transformando a saúde
Autor/a: Poalelungi, D. et al. (2023) Fuente: MDPI |  https://www.mdpi.com/2075-4426/13/8/1214 |
Introdução

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em diversos países ao redor do mundo, transformando indústrias, aumentando a eficiência e criando novas possibilidades. Desde o início da pandemia de COVID-19 em 2019, a IA tem sido amplamente utilizada na área da saúde, acelerando sua adoção e uso. Ela tem sido empregada na detecção e diagnóstico de doenças, imagiologia médica, planejamento de tratamentos, medicina personalizada, descoberta de medicamentos, análise preditiva e avaliação de riscos. A IA tem o potencial de transformar o papel dos médicos e revolucionar a prática da medicina, exigindo que profissionais antecipem mudanças, prevejam impactos e façam planos estratégicos a longo prazo. Por outro lado, a implantação de dispositivos digitais avançados tem sido vista como um requisito para aumentar a satisfação do cliente, permitindo rastreamento, verificação do estado de saúde e melhor adesão aos medicamentos.

O campo da IA se encontra em constante evolução, com pesquisadores explorando diversas maneiras de criar sistemas inteligentes com capacidades diferentes.

Papel da inteligência artificial na saúde

> Detecção e diagnóstico de doenças e imagens médicas

A aplicação da IA no apoio ao diagnóstico médico pode ser extremamente valiosa para a saúde e o bem-estar dos pacientes. O objetivo primário do diagnóstico é determinar se um paciente está ou não doente. A primeira etapa envolve obter um histórico médico completo e realizar um exame físico, como por exemplo, análises de som podem identificar COVID-19 a partir de diferentes sons respiratórios, como tosse, respiração e voz. Algoritmos de IA também podem ser usados para analisar exames médicos e imagens patológicas para um diagnóstico preciso. As aplicações incluem determinar a fração de ejeção em ecocardiogramas, detectar nódulos pulmonares em radiografias e avaliar densidades mamárias em mamografias. A IA também é utilizada em patologia, com sistemas aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) para imagens de lâminas inteiras, oferecendo benefícios em relação à microscopia óptica.

> Planejamento de tratamento e Medicina personalizada

As ferramentas de IA podem analisar grandes volumes de dados e identificar padrões para prever estratégias de tratamento eficazes e personalizadas. A medicina personalizada, como uma extensão das ciências médicas, adapta os serviços de saúde às necessidades individuais dos pacientes. Por exemplo, a plataforma CURATE.AI utiliza IA para mapear a relação entre a intensidade de uma intervenção (como a dosagem de um medicamento) e o resultado para um indivíduo específico, com base nos dados desse indivíduo.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024