Um protocolo exigente | 18 ABR 24

Controle da infecção do sítio cirúrgico

As infecções podem ser reduzidas com um protocolo de prevenção simples
Autor/a: Lisa Saidel-Odes, MD Rivka Yosipovich, RN Vadim Benkovich, M, et al. Semiquantitative Staphylococcus aureus nasal colony reduction in orthopedic surgery reduces surgical site infection

Introdução

A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é uma infecção frequentemente associada a atenção sanitária. Saidel-Odes et al., realizaram um estudo com o objetivo de reduzir o risco de ISQ depois da artroplastia articular e cirurgia da coluna, reduzindo a carga de colonização por Staphylococcus aureus com a aplicação intranasal de iodopovidona (PVP-I) antes da cirurgia, juntamente com antissepsia da pele com gluconato de clorexidina (CHG) (“a intervenção”).

Métodos

Realizaram um estudo retrospectivo caso-controle, analisando as coortes pós-intervenção versus as históricas. Incluíram adultos submetidos a artroplastia articular ou cirurgia de coluna entre fevereiro de 2018 e outubro de 2021 (“coorte pós-intervenção”). Nos casos de análise, qualquer paciente que foi submetido à cirurgia e desenvolveu infecção de sítio cirúrgico (ISC) em até 90 dias, os controles não apresentaram infecção. Os dados da coorte pós-intervenção foram comparados com uma coorte retrospectiva semelhante de pacientes de 2016 a 2017 que não utilizou PVP-I intranasal.

Resultados

A coorte pós-intervenção foi composta por 688 pacientes consecutivos com 65 anos, 48,8% homens, 28 casos e 660 controles. Relativamente mais casos do que controles tinham diabetes mellitus (P = 0,019).

Houve uma taxa de erradicação de 39,6% da colonização nasal por S. aureus após PVP-I intranasal (p < 0,0001). A taxa de ISC foi maior em pacientes positivos versus negativos para S. aureus em cultura nasal pós-cirúrgica de 24 horas (P < 0,0001).

A taxa de ISC profunda por 100 operações pós-intervenção em comparação com a coorte histórica diminuiu para todos os procedimentos cirúrgicos.

Conclusões

A redução semiquantitativa de colônias nasais de S. aureus por PVP-I intranasal foi eficaz na redução da taxa de ISC em artroplastia articular e cirurgia de coluna. Em pacientes com colonização nasal antes da operação, deve-se considerar a aplicação adicional de PVP-I intranasal após o procedimento.


Comentários

Um novo estudo publicado no American Journal of Infection Control (AJIC) demonstrou que o uso de um protocolo simples para prevenir infecções pós-cirúrgicas perigosas. Os pesquisadores conduziram esta pesquisa no Centro Médico da Universidade Soroka, em Israel.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024