Dados alarmantes | 25 MAR 24

Milhões estão em risco de cólera devido à falta de água limpa, sabão e banheiros, e escassez de vacinas

O Grupo de Coordenação Internacional (ICG) para Provisão de Vacinas solicita urgência na aceleração das medidas salvadoras de vidas.

Ação imediata é necessária para conter um aumento sem precedentes de vários anos nos casos de cólera em todo o mundo, de acordo com o Grupo de Coordenação Internacional (ICG) para Provisão de Vacinas. As ações incluem investir no acesso à água potável, saneamento e higiene, testar e detectar surtos rapidamente, melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados de saúde, e acelerar a produção adicional de doses acessíveis da vacina oral contra a cólera (OCV) para prevenir melhor os casos.

A cólera tem aumentado globalmente desde 2021, com os 473.000 casos relatados à OMS em 2022, mais que o dobro dos relatados no ano anterior. Dados preliminares para 2023 revelam aumentos adicionais, com mais de 700.000 casos relatados. Vários dos surtos têm altas taxas de letalidade, excedendo o limite de 1% usado como indicador para tratamento precoce e adequado dos pacientes com cólera. Essas tendências são trágicas, considerando que a cólera é uma doença prevenível e tratável e que os casos vinham diminuindo nos anos anteriores.

A cólera é uma infecção intestinal aguda que se espalha por meio de alimentos e água contaminados com fezes contendo a bactéria Vibrio cholerae. O aumento é impulsionado por lacunas persistentes no acesso à água potável e saneamento. Embora esforços estejam sendo feitos para fechar essas lacunas em alguns lugares, em muitos outros essas estão aumentando, impulsionadas por fatores relacionados ao clima, insegurança econômica, conflitos e deslocamento populacional. Água e saneamento gerenciados com segurança são pré-requisitos para interromper a transmissão da cólera.

Atualmente, os países mais afetados incluem a República Democrática do Congo, Etiópia, Haiti, Somália, Sudão, Síria, Zâmbia e Zimbábue.

Agora mais do que nunca, os países devem adotar uma resposta multissetorial para combater a cólera. Os membros do ICG convocam os países atualmente e potencialmente afetados a tomar medidas urgentes para garantir que suas populações tenham acesso à água potável, serviços de higiene e saneamento e às informações críticas para prevenir a disseminação da cólera. O estabelecimento desses serviços requer vontade política e investimento no nível do país. Isso inclui criar capacidade para detecção e resposta precoce, aprimorar a detecção de doenças, acesso rápido ao tratamento e cuidados, e trabalhar em estreita colaboração com as comunidades, inclusive na comunicação de riscos e engajamento comunitário.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024