Uma revisão sistemática e metanálise | 04 ABR 24

Taxas de complicações de cateteres venosos centrais

O uso da ecografia foi associada com menos evento adversos
Autor/a: Bijan Teja, Nicholas A. Bosch, Calvin Diep, et al. Complication Rates of Central Venous Catheters A Systematic Review and Meta-Analysis
Introdução

Os cateteres venosos centrais (CVC) são utilizadas habitualmente, mas estão associados à diversas complicações. Quantificá-las é essencial para guiar as decisões de utilização de CVC.

Com objetivo de resumir as taxas de complicações relacionadas ao CVC, Teja e colaboradores (2024) realizaram uma revisão sistemática e metanálise. Foram feitas buscas nas bases de dados MEDLINE, Embase, CINAHL e CENTRAL e selecionados estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados publicados entre 2015 e 2023. 

Incluiu-se estudos observacionais em inglês e ensaios clínicos randomizados de adultos que informaram taxas de complicações de CVC de inserção central a curto prazo e dados para 1 ou mais resultados de interesse.

Foram excluídos estudos que avaliaram dispositivos intravasculares a longo prazo, que foram centrados em cateteres de diálise que não se utilizam normalmente para a administração de medicamentos ou estudaram cateteres colocados por radiologistas.

Resultados

O estudo encontrou que as taxas de complicações variaram substancialmente entre os estudos, mas, em média, a taxa de complicações graves (canulação arterial, pneumotórax, infecção ou trombose venosa profunda) de um cateter venoso central (CVC) colocado por 3 dias foi estimado em 30 eventos por 1.000 cateteres colocados (3%).

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024