Inteligência artificial e saúde | 01 ABR 24

Inteligência artificial na anamnese

É possível captar o áudio da anamnese médica e, por meio de algoritmos avançados de processamento de linguagem natural, transformar esse em um texto estruturado e de fácil compreensão.
Autor/a: Dr. Ronaldo Carneiro  

A inteligência artificial (IA) está revolucionando a área da saúde de diversas formas.

A anamnese é uma etapa fundamental do atendimento médico, pois é nesse momento que o médico coleta informações sobre o histórico médico do paciente, seus sintomas, hábitos de vida e outras informações relevantes para o diagnóstico e tratamento. No entanto, essa etapa pode consumir uma quantidade significativa de tempo, muitas vezes comprometendo a qualidade do atendimento e a relação médico-paciente.

Com o uso da IA, é possível captar o áudio da anamnese médica e, por meio de algoritmos avançados de processamento de linguagem natural, transformar esse em um texto estruturado e de fácil compreensão. Essa tecnologia permite que o médico tenha acesso rápido e preciso às informações coletadas durante a anamnese, facilitando o diagnóstico e o planejamento do tratamento.

Ao automatizar essa tarefa, a IA possibilita uma redução significativa no tempo gasto na transcrição manual da anamnese, permitindo que o médico tenha mais tempo para se dedicar ao paciente. Isso possibilita uma maior atenção aos detalhes, um exame físico mais completo e uma melhora na empatia e na relação médico-paciente.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024