O valor dos padrões de trajetória metabólica | 29 MAR 24

Síndrome metabólica e risco de câncer

Controlar a síndrome metabólica pode ajudar a prevenir o câncer
Introdução

A síndrome metabólica (MetS) eleva o risco de câncer. No entanto, a sua avaliação não revela completamente a associação a longo prazo com o câncer. A inflamação, associada a essa, pode acelerar sinergicamente tanto a aparição como o avanço do câncer. Por isso, Liu e colaboradores (2024) desenvolveram um estudo com objetivo de relacionar as pontuação MetS e o risco de câncer em um grande estudo de coorte prospectivo. 

Métodos

Os autores examinaram prospectivamente a relação entre os padrões de trajetória da pontuação de MetS e o câncer de nova aparição em 44.115 participantes. Utilizou-se um modelo de mescla latente para identificar as trajetórias de pontuação MetS. Assim como, usaram modelos de regressão de riscos proporcionais de Cox para avaliar a associação entre os padrões de trajetória da pontuação do MetS e o risco de cânceres gerais e específicos do sítio.

Resultados

Foram identificados quatro padrões de trajetória de pontuação da MetS: baixo-estável (n = 4.657), moderado-baixo (n = 18.018), moderado-alto (n = 18.288) e alto-incremental (n = 3.152).

Durante o período de acompanhamento de 2010 a 2021, com um acompanhamento médio de 9,4 anos, ocorreram 2.271 diagnósticos de câncer entre os participantes. Em comparação com os participantes com um padrão de trajetória baixa e estável, aqueles com um padrão de trajetória elevada e crescente tiveram riscos 1,3, 2,1, 3,3, 4,5, 2,5 e 1,6 vezes maiores de desenvolver qualquer câncer, câncer de mama, câncer endometrial, câncer renal, câncer colorretal e câncer de fígado, respectivamente.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024