Revisão dos recursos disponíveis | 29 MAR 24

Incontinência urinária em mulheres

Estima-se que a incontinência urinária IU afete mais de 50% das mulheres estadunidenses maiores de 65 anos, mas somente dois terços buscam atenção para a doença.
Autor/a: Jocelyn J. Fitzgerald, MD and Cheryl B. Iglesia, MD, FACOG Treatment Options for Women with Urinary Incontinence
INDICE:  1. Página principal | 2. Página principal
Página principal
Incontinência urinária de esforço

Muitas mulheres optam por um teste preliminar de modificações de estilo de vida de baixo risco. Diversos estudos demonstraram que a perda de peso como recomendação inicial pode melhorar os sintomas da incontinência urinária (IU), especialmente a de esforço.

Estudos mais recentes têm proporcionado evidência de que, em mulheres obesas, a cirurgia bariátrica confere uma redução significativa da IU durante um período de 3 anos.

Os exercícios musculares de peso pélvico e a fisioterapia seguem sendo os pilares do tratamento conservador para a IU e com frequência resultam em uma melhor qualidade de vida.

Vários programas de treinamento do assoalho pélvico baseados em aplicativos tornaram-se recentemente disponíveis comercialmente, embora ainda não existam estudos publicados que demonstrem eficácia superior desta tecnologia em comparação com exercícios tradicionais supervisionados.

Se as abordagens conservadoras falharem, a cirurgia de tipoia miduretral representa uma alternativa eficaz ou tratamento adjuvante.

Em um estudo de 2013, 230 mulheres com IU foram aleatoriamente designadas para fisioterapia do assoalho pélvico ou colocação de tipoia miduretral. Em um ano, as taxas de melhora subjetivam e cura subjetiva/objetiva foram maiores no grupo anel.

Testes preliminares dos efeitos do tratamento cirúrgico aprimorado por exercício para incontinência urinária mista (ESTEEM) em um estudo randomizado indicaram que a adição de terapia do assoalho pélvico após cirurgia de tipoia miduretral produz melhores melhorias no IMC, maiores escores de qualidade de vida e menos episódios de incontinência em comparação com a tipoia sozinha.

O sling sintético miduretral (retropúbico ou transobturatório) continua sendo o padrão-ouro para o tratamento da IU, devido ao seu tempo operatório relativamente curto, alta eficácia e baixas taxas de complicações.

Um estudo de 2018 com mais de 95.000 pacientes mostrou que, aos 9 anos, a incidência de remoção do anel de tela foi de 3,3%.

Os anéis miduretrais de terceira geração são chamados de "incisão única" porque requerem uma incisão vaginal e são mantidos no lugar por âncoras na membrana transobturatória.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024