Um estudo transversal multicêntrico | 28 MAR 24

COVID-19 de longa duração associado a grave lentidão cognitiva

Os sobreviventes podem apresentar uma ampla gama de sintomas cognitivos crônicos durante meses ou anos
Introdução

A condição pós-COVID-19 (PCC), também conhecida como "COVID longa/prolongada", é caracterizada pela presença de sintomas crônicos que surgem dentro de três meses após a confirmação da infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Esses podem prejudicar as atividades de vida diária e persistir por pelo menos dois meses. Pessoas com PCC podem apresentar déficits em várias funções cognitivas de alto nível, como atenção sustentada, flexibilidade cognitiva e memória.

Um dos aspectos cognitivos anormais no PCC que tem sido objeto de atenção é a lentidão no processamento cognitivo. Isso tem sido relatado em várias investigações realizadas nas fases aguda e crônica da COVID-19, especialmente em pessoas com sintomas autorrelatados. No entanto, devido à falta de consenso sobre a definição precisa de PCC e às vastas diferenças no design e administração de tarefas cognitivas, permanece incerto se o vírus está associado a uma lentidão cognitiva generalizada. Por essa razão, Zhao e colaboradores (2024) realizaram um estudo com o objetivo de testar se há um déficit fundamental (lentidão cognitiva) presente em pessoas com PCC.

Métodos

Para examinar a desaceleração cognitiva, os pacientes com PCC completaram duas tarefas cognitivas curtas baseadas na web, Tempo de Reação Simples (TRS) e Teste de Vigilância de Números (NVT). Foram comparados 270 pacientes diagnosticados com PCC em dois diferentes centros clínicos no Reino Unido e na Alemanha a dois grupos de controle: indivíduos que contraíram COVID-19 anteriormente, mas não experimentaram a COVID longa após a recuperação (grupo No-PCC) e indivíduos não infectados (grupo No-COVID).

Resultados

O TRS revelou que, independentemente de os participantes terem tido COVID-19 anteriormente, o tempo médio de reação (RT) para os controles foi de 0,34 ± 0,01 s. Em contraste, os com PCC responderam significativamente mais lentamente, com uma média de 0,49 s.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024